Amazônia Subterrânea – ao vivo #3 Que Nem Japiim

Amazônia Subterrânea – ao vivo #3 Que Nem Japiim

O terceiro vídeo do projeto Amazônia Subterrânea – ao vivo, do cantor e compositor Thiago Thiago de Mello acaba de sair do forno.

O personagem da vez é o japiim, um pássaro que por não possuir canto próprio, imita com perfeição não apenas o canto de outros pássaros, mas também de alguns outros animais. Nas lendas indígenas, japiim, que possuía um canto próprio de grande beleza, foi enviado por Tupã para consolar os índios que sofriam com uma grande epidemia. Depois que a doença se foi, os índios pediram para que Tupã permitisse que japiim ficasse entre eles, o que foi concedido. O problema é que o pássaro, ciente de seu grande canto, ficou assoberbado e imitava os outros pássaros como forma de reduzi-los. Tupã então pediu para que japiim parasse com aquilo e como não foi atendido, condenou o pássaro a imitar para sempre os outros passarinhos, perdendo assim o seu magnífico e belo cantar.

Na música de Thiago Thiago de Mello a figura do pássaro tem conotação mais afetiva, ligada às lembranças que tem do seu avô, que certa vez ouviu um japiim dizer seu nome. Musicalmente, a canção reforça a capacidade do compositor de contar estórias com voz própria, contrariando o seu protagonista.

Confira:

Share Button

Escritor, jornalista e editor. Responsável pela curadoria de conteúdo do Jardim Elétrico.

Recommended Posts