Resenha: Daniel Andrade

Resenha: Daniel Andrade

“Ascenda”, lançado de forma independente por Daniel Andrade em 2012, é um álbum que mescla ritmos e gêneros da música brasileira com o groove e o soul music, criando uma sonoridade do pop, mas sem perder as referências da música de raíz ou regional. São sete faixas, sete possibilidades de combinações bem elaboradas e harmônicas entre samba, rock, reggae, afrosamba, jazz, baião, bossa e letras de cunho crítico e com imagens fortes e voz especulativa, sobre as condições de vida e ideologias do homem contemporâneo.

O álbum vai do dançante ao reflexivo conduzindo o ouvinte a exercitar a mente e a responder com o corpo o pulso de puro swing do violão. Esse movimento pode ser simultâneo em uma única faixa, como em “Artifícios”, onde tem-se o samba-rock e o reggae e letra que questiona a liberdade e a opressão social e midiática. Este efeito conjunto entre corpo e mente (dançante e reflexivo) está presente de forma mais humorada em “Money Honey” através de um personagem fictício, como explica o próprio autor: “Escrevi a música “Money Honey” depois de uma reflexão sobre como nos dias de hoje a sociedade estimula a cultura da “esperteza” e do individualismo a qualquer custo. Como o ter ganha muito mais valor aparente do que o que somos, ou praticamos. Criei o personagem Paulo Severino Dantas com a intenção de estimular uma busca interna do que existe em cada um (…)”. Em “Me leve para o céu”, Daniel revela um eu lírico sensível às delicadezas da mulher desejada, embalado pelo samba-jazz e com o canto na métrica do baião, o que vem a exemplificar bem a junção de gêneros  e ritmos presentes em cada faixa e a riqueza poética de Daniel.

ouça as músicas do disco 'Ascenda' e também o recém lançado álbum 'Leve'
faça o download da canção 'Me Fez Lembrar' (clique com o botão direito do mouse e selecione 'salvar link como')

“Ascenda”, é um sobrevoo, como sugere a última canção: “Me jogo na imensidão e penso ser a ave que voa no alvorecer de novas ideias com cores que eu colori”. É a condição de observar em outro plano, mais alto, de experimentar o ser que se liberta e se eleva – ascende – ao mesmo tempo em que se ilumina: “Acenda ó meu candeeiro numa ascendência que meu ser inteiro, ilumine o canteiro das flores que rego com essa canção”.

Daniel Andrade no Centro Cultural Rio Verde - Estreia de "Leve"
Quando? Quinta, 26 de junho de 2014
Onde? Centro Cultural Rio Verde - Rua Belmiro Braga, 119 - Pinheiros, São Paulo
Que horas? A partir das 21h
Quanto? R$ 25,00 (até 23h e antecipados via on-line) e R$ 40,00 (após 23h)
Share Button

Estuda música desde os 13 anos, desenvolve pesquisa na área da música independente , produtor de bandas de diversos estilos e compositor de trilhas sonoras.

Recommended Posts