Discos Escondidos #036: Almir Sater – Instrumental (1985)

Discos Escondidos #036: Almir Sater - Instrumental (1985)

Nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de novembro de 1956, o cantor, compositor e violeiro Almir Sater estreia sua carreira com o disco Estradeiro, no ano de 1981, lançado pela Continental.

No ano seguinte lança Doma, pela gravadora RGE, que conta com a canção Trem do Pantanal, de Geraldo Roca e Paulo Simões, considerada um hino não oficial do Mato Grosso do Sul e uma das músicas mais icônicas do cancioneiro nacional.

Em 1985, Almir Sater lança o álbum Instrumental, disco – como o próprio nome indica – totalmente instrumental que mostra toda a sua virtuosidade na viola caipira e que serve até hoje para nos lembrar que estamos diante de um dos grandes mestres das 10 cordas. Sater mistura influências caipiras com folk, música andina e coloca até pitadas blueseiras em seus fraseados da viola.

Do álbum, destaco: Corumbá, Minas Gerais, Luzeiro, Benzinho, Rio de Lágrimas e Doma.

Vale lembrar, também, que Sater foi alçado ao sucesso nacional com seu personagem Xeréu Trindade, na novela Pantanal, exibida originalmente pela TV Manchete no ano de 1990. Trindade era um violeiro que se tornou um dos personagens mais populares da trama.

Agora, sem mais delongas, Almir Sater e seu Instrumental:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.