Discos Escondidos #041: Fernanda Abreu – Sla Radical Dance Disco Club (1990)

Discos Escondidos #041: Fernanda Abreu - Sla Radical Dance Disco Club (1990)
by

Fernanda Abreu é uma cantora, compositora, bailarina e escritora brasileira nascida em 8 de setembro de 1961 na cidade do Rio de Janeiro. Tendo começado sua carreira nas artes como bailarina já na infância, a cantora começou a cursar Arquitetura e depois Sociologia, mas no meio dessa segunda faculdade foi chamada para integrar a banda BLITZ e nunca mais voltou.

Tendo alcançado enorme sucesso como cantora na banda BLITZ em meados dos anos 80, assim que a banda se dissolveu no ano de 1986, a cantora se afastou dos holofotes para amadurecer os rumos que gostaria de tomar dali em diante. Nesse período estudou canto e violão, fez shows e performances, e assim foi surgindo o conceito do álbum que estreou sua carreira solo em 1990: Sla Radical Dance Disco Club.

Em seu disco de estreia, Fernanda Abreu foi pioneira no uso de samples no Brasil, fundindo suas melodias a James Brown, Madonna, Caetano Veloso e vários outros gigantes artistas nacionais e internacionais. Sua faixa de abertura, A Noite, é um dos maiores sucessos de sua carreira e prova que Fernanda Abreu realmente merece o título de “mãe do pop brasileiro”.

Do álbum, destaco as faixas: A NoiteSla Radical Dance Disco ClubKamikazes do AmorSpeed RacerVênus Cat People e a bela versão de Kung Fu Fighting, composta pelo cantor jamaicano Carl Douglas.

Sem mais delongas, Fernanda Abreu e seu Sla Radical Dance Disco Club:

Essa pauta do Discos Escondidos foi inspirada em uma entrevista feita pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro com a cantora Fernanda Abreu em seu canal Alta Fidelidade, um lugar cheio de conteúdos fenomenais sobre música de todas as épocas e que eu recomendo fortemente que todos os amantes de música de todos os gêneros sigam e se inscrevam. Para acessar a página do Facebook clique aqui.

Nessa entrevista, toda a discografia da cantora é abordada e também vemos uma ótima reflexão sobre o mercado fonográfico. Veja a seguir e não esqueça de se inscrever no canal:

 

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.

Comments

  1. O link está indisponível