Discos Escondidos #044: André Christovam – Mandinga (1988)

Discos Escondidos #044: André Christovam - Mandinga (1988)

André Christovam é um guitarrista, compositor e cantor brasileiro nascido no ano de 1959 na cidade de São Paulo. Considerado por muitos o maior guitarrista de blues brasileiro, Christovam se apaixonou pelo gênero ao ganhar em uma aposta com o fotógrafo Sérgio Amaral o álbum The London Howlin’ Wolf Session, que contava com a participação de Eric Clapton e Hubert Sumlin.

No início de sua carreira viajou para Los Angeles para estudar guitarra e ao voltar, em meados dos anos 80, tocou com artistas como Raul Seixas e Rita Lee, mas foi em 1988 que André Christovam lançou Mandinga, um álbum que é considerado pioneiro por ser o primeiro disco inteiramente de blues gravado no Brasil.

Discos Escondidos #038: Sérgio Sampaio – Tem Que Acontecer (1976)

Com sua voz grave que cai como uma luva para o gênero e sua inconfundível Fender Stratocaster, André Christovam entrega em Mandinga um blues do mais alto nível cantado inteiramente em português e com alguns dos solos de guitarra mais memoráveis da música brasileira. Para citar um dos momentos mais incríveis do álbum, repare na faixa Genuíno Pedaço do Cristo em que o saxofone se funde com sua guitarra slide durante o solo.

Do disco, destaco as faixas: Sebo nas Canelas, Mandinga, So Long Boemia, Genuíno Pedaço do CristoPalhaço de Gesso e Sem Whisky, Sem My Baby.

100 Discos e 100 Cervejas: Arnaldo Baptista – Loki (1974)

Sem mais delongas, André Christovam e seu Mandinga:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!