Discos Escondidos #048: Jupiter Apple – Hisscivilization (2002)

Discos Escondidos #048: Jupiter Apple - Hisscivilization (2002)
by

Flávio Basso, também conhecido como Júpiter Maçã e Jupiter Apple, foi um cantor e compositor brasileiro nascido na cidade de Porto Alegre em 26 de janeiro de 1968 e que faleceu nessa mesma cidade em 21 de dezembro de 2015.

Tendo iniciado sua carreira com o grupo de rock TNT, que teve canções incluídas na importante coletânea Rock Grande do Sul do ano de 1986, o cantor logo no ano seguinte já lançou a primeira demo com a banda Os Cascavellettes com quem conseguiu até emplacar uma música na trilha da novela Top Model, da Rede Globo.

Já nos anos 90, Júpiter Maçã segue em carreira solo e lança o álbum A Sétima Efervescência (1997), que aponta os caminhos psicodélicos que trilharia dali em diante e que conseguiu sucesso com canções como Um Lugar do Caralho Eu e Minha Ex.

Discos Escondidos #022: Ronnie Von – Ronnie Von (1968)

Depois do álbum Plastic Soda (1999), já assinando como Jupiter Apple, o compositor lança em 2002 um dos mais emblemáticos e ousados álbuns de sua carreira: Hisscivilization.

Assumindo de vez a influência de Syd Barrett – não que ela não fosse escancarada desde o início de sua carreira, Jupiter Apple trilha alguns caminhos cósmicos em longas e trabalhadas faixas nas quais não se priva da complexidade dos incontáveis instrumentos e vozes que criam a psicodélica atmosfera desse disco. Aliando a virtuose de seus arranjos com melodiosas canções, Hisscivilization com certeza figura entre os grandes lançamentos da música brasileira no século XXI.

100 Discos e 100 Cervejas: Lô Borges – Lô Borges (1972)

Do álbum, destaco as faixas: The Homeless and the Jet Boots BoyAct Not Surprised (a melhor faixa do disco), …So You Leave the HallAn Old Road Aquarius and PiscesThe Futuristica WaltzMetropole.

Sem mais delongas, Jupiter Apple e seu fantástico Hisscivilization:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.