Discos Escondidos #049: João Donato – Quem é Quem (1973)

Discos Escondidos #049: João Donato - Quem é Quem (1973)
by

João Donato é um cantor, compositor, arranjador e pianista brasileiro nascido em 17 de agosto de 1934 na cidade de Rio Branco, no estado do Acre.

Tendo começado cedo no acordeon, com apenas 15 anos se apresentava no programa Manhãs na roça, comandado por Zé do Norte, compositor que futuramente viria a criar a trilha do filme O Cangaceiro (1953). Pouco tempo depois acabou por abandonar a sanfona e passou um breve período com o trombone até encontrar o instrumento que seria sua casa até os dias de hoje: O piano.

Tendo inúmeras parcerias nos anos seguintes no Brasil e no exterior, Donato se tornava cada vez mais conhecido como um grande pianista. Um episódio interessante contado no site oficial do músico é que logo após o lançamento do álbum Chega de Saudade, João Gilberto insistiu em levar Donato como músico acompanhante para um show em um hotel. Terminada a primeira apresentação, a direção do estabelecimento lhes ofereceu estadia e pagamento adiantado pelo resto das apresentações, contanto que eles não voltassem a tocar.

Discos Escondidos #025: João Gilberto – João Gilberto (1973)

Depois de uma estadia nos E.U.A. no final dos anos 50, flertes com a bossa nova que nunca limitaram o músico e a inegável influência da psicodelia sessentista, João Donato, influenciado por ícones como Jimi Hendrix e James Brown, se mune da novidade dos sintetizadores e chega em 1970 com o álbum A Bad Donato, lançado pela gravadora Blue Thumb.

Logo em seguida, de volta ao mercado brasileiro, Donato lança em 1973 pela gravadora Odeon aquele que é possivelmente o álbum mais conhecido de sua carreira: Quem é Quem. Contendo parcerias com Paulo César Pinheiro, Marcos Valle e Geraldo Carneiro, esse disco contém algumas das maiores faixas da carreira de Donato.

100 Discos & 100 Cervejas: Moacir Santos – Coisas (1965)

Com belas orquestrações do maestro Gaya, Quem é Quem alia o virtuosismo do pianista com o que se pode – sem exagero – chamar de um “gingado jazzístico 100% brazuca”. Além de marcar a estreia de Donato nos vocais, estão no álbum o percussionista Naná Vasconcelos e a cantora Nana Caymmi.

Do álbum, destaco as faixas: Chorou ChorouTerremoto, a fenomenal A RãAhiêNãna das ÁguasMe Deixa Cadê Jodel?.

Sem mais delongas, João Donato e seu Quem é Quem:

 

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.