Discos Escondidos #050: O Banquete dos Mendigos (1974)

Discos Escondidos #050: O Banquete dos Mendigos (1974)
by

Gravado no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro no dia 10 de dezembro do ano de 1973 em comemoração aos 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, O Banquete dos Mendigos, apesar de organizado e muitas vezes creditado apenas a Jards Macalé, uniu cantores e compositores como Paulinho da Viola, Jorge Mautner, Luiz Melodia, Chico Buarque, Gonzaguinha, Edu Lobo, Johnny Alf, Raul Seixas, Milton Nascimento, Dominguinhos, Gal Costa e vários outros em uma noite única de celebração aos direitos humanos e à música brasileira.

Servindo também como uma provocação ao governo vigente na época de seu lançamento, o álbum foi censurado e chegou às lojas apenas em 1979. O clima artístico era tão difícil que, de acordo com a declaração de um dos envolvidos no projeto, censores ficavam na primeira fila e a polícia cercava a mesa de som, estando sempre presentes para garantir o “controle” da situação.

Discos Escondidos #017: Jards Macalé – Jards Macalé (1972)

Felizmente, isso não impediu que o álbum chegasse aos ouvidos do público – mesmo que 5 anos após seu previsto lançamento, quando a abertura política começava a acontecer. O Banquete dos Mendigos é um dos álbuns essenciais da história da música brasileira, principalmente por afrontar a ditadura militar com alguns dos principais músicos, compositores e artistas brasileiros daquela e de todas as épocas.

Alternando entre a leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e as composições dos artistas anteriormente citados, O Banquete dos Mendigos é uma obra-prima que nunca deve ser esquecida. Citar qualquer faixa desse álbum deixando de fora a leitura de algum artigo ou a interpretação de algum artista seria um erro, portanto recomendo fortemente que o disco seja ouvido do começo ao fim.

100 Discos & 100 Cervejas: Sérgio Ricardo & Alceu Valença – A Noite do Espantalho (1974)

Sem mais delongas e para comemorar a 50ª edição dessa coluna, O Banquete dos Mendigos:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.