Discos Escondidos #051: Stan Getz & Charlie Byrd – Jazz Samba (1962)

Discos Escondidos #051: Stan Getz & Charlie Byrd - Jazz Samba (1962)
by

Stan Getz foi um saxofonista de jazz nascido nos E.U.A. na cidade de Philadelphia, no estado da Pennsylvania, em 2 de fevereiro de 1927 e que faleceu em 6 de junho de 1991.

Charlie Byrd foi um violonista estadunidense nascido em 16 de setembro de 1925 na cidade de Suffolk, no estado da Virginia, e faleceu em 2 de dezembro de 1999.

Esses dois artistas importantíssimos para a divulgação do estilo bossa nova em terras estadunidenses se juntaram no início dos anos 60 para gravar uma obra-prima que é o álbum Jazz Samba. Com arranjos de Charlie Byrd, que conheceu a bossa nova em uma turnê pelo Brasil no ano de 1961, o álbum possui versões de algumas das músicas mais célebres do estilo.

Discos Escondidos #025: João Gilberto – João Gilberto (1973)

Tendo faixas compostas por Antonio Carlos Jobim, Ary Barroso e Baden Powell, Jazz Samba foi um álbum diretamente responsável pelo fenômeno da bossa nova em terras estadunidenses, contribuindo ainda mais com o sucesso do movimento e popularização de algumas das canções mais emblemáticas já produzidas no Brasil.

No álbum, temos Stan Getz no saxofone tenor, Charlie Byrd no violão, Gene Byrd no baixo e violão, Keter Betts no baixo e a dupla Buddy Deppenschmidt e Bill Reichenbach Sr. nas baterias e percussões. Todos gigantes em seus respectivos instrumentos.

Discos Escondidos #045: Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967)

Do álbum destaco as faixas: Desafinado (que rendeu a Stan Getz o Grammy de melhor performance de jazz em 1963), Samba Dees Days, O PatoSamba de Uma Nota Só (na minha opinião, a melhor faixa do álbum) e Bahia.

Sem mais delongas, Stan Getz & Charlies Byrd e seu Jazz Samba:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.