Discos Escondidos #053: Cassiano – Apresentamos nosso Cassiano (1973)

Discos Escondidos #053: Cassiano - Apresentamos nosso Cassiano (1973)
by

Cassiano é um cantor e compositor brasileiro nascido em 16 de setembro de 1943 na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba.

Aos 21 anos de idade, em meados dos anos 60, começa sua carreira com o Bossa Trio e com ele faz shows pela noite paulista e carioca. Com o grupo, gravou alguns compactos e um disco de estúdio, mas o sucesso chegou quando Cassiano grava as guitarras do primeiro álbum de Tim Maia, no ano de 1970. É de Cassiano e Sílvio Rochel a autoria das canções Eu Amo Você Primavera (Vai Chuva), dois dos maiores sucessos da carreira do síndico.

Discos Escondidos #042: Tim Maia – Tim Maia (1970)

Em 1971 lança seu primeiro álbum solo, intitulado Imagem & Som, pela gravadora RCA, mas é em 1973, pela Gravadora Odeon, que Cassiano lança Apresentamos nosso Cassiano, o segundo e – na opinião desse que vos escreve – melhor álbum de sua carreira.

Formado por 10 canções de autoria solo de Cassiano ou de parcerias do compositor, seu disco de estreia traz todos os traços que marcaram sua carreira. Sendo influenciado pelo soul, pelo samba e pelo R&B, Cassiano é um dos precursores do soul no Brasil ao lado de nomes como Gerson King Combo, Tim Maia e Banda Black Rio.

100 Discos & 100 Cervejas: Tim Maia – Tim Maia (1971)

Cassiano faria mais sucesso ainda quando nos anos de 1976 e 1977, duas faixas do compositor em parceria com Paulo Zdanowski fizeram parte da trilha sonora de novelas da Rede Globo de Televisão. A faixa A Lua e Eu, do seu álbum Cuban Soul, foi tema da novela O Grito e sua canção Coleção fez parte da trilha da novela Locomotiva.

De seu álbum de 1973, destaco as faixas: O ValeSloganMelissaCastiçalCalçada Cedo ou Tarde.

Sem mais delongas, Apresentamos nosso Cassiano:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.