Discos Escondidos #054: Gang 90 & Absurdettes – Essa Tal de Gang 90 & Absurdettes (1983)

Discos Escondidos #054: Gang 90 & Absurdettes - Essa Tal de Gang 90 & Absurdettes (1983)
by

Fundado pelo jornalista, poeta e disc jockey Júlio Barroso, Gang 90 & Absurdettes foi um grupo brasileiro que surgiu nos anos 80, quando a new wave começava a despontar por aqui.

Com influências diversas, da poesia beatnik até a antropofagia e da Tropicália até os coros femininos da banda B-52s, o conjunto chamou a atenção do grande público quando participou, no ano de 1981, do Festival MPB-Shell com a canção Perdidos na Selva. A música, que havia sido lançada naquele ano em um compacto pelo selo HOT, é considerada um marco na cena do rock nacional, gênero musical que se tornaria um fenômeno nos anos seguintes daquela década.

Discos Escondidos #041: Fernanda Abreu – Sla Radical Dance Disco Club (1990)

Em seu primeiro álbum de 1983, Essa Tal de Gang 90 & Absurdettes, o único com a participação do líder Júlio Barroso, que viria a falecer tragicamente em 1984 ao cair da janela de um prédio, o grupo apresenta sua estética new wave nas canções e no visual, com sua antropofagia e memoráveis coros das cantoras Alice Pink Pank, Lonita Renaux e May East.

A canção Nosso Louco Amor, que abre o disco, se tornou tema da novela Louco Amor, exibida pela Rede Globo de abril a outubro de 1983. A presença dessa canção do conjunto na telenovela aumentou ainda mais a popularidade e a relevância da Gang 90 & Absurdettes nesse ano que marcava o lançamento de seu primeiro álbum.

Discos Escondidos #043: Marina Lima – Fullgás (1984)

Do disco, destaco as faixas: Nosso Louco AmorTelefoneConvite ao PrazerPerdidos na SelvaNoite e Dia Jack Kerouac.

Sem mais delongas, Essa Tal de Gang 90 & Absurdettes:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.