Discos Escondidos #062: Arthur Verocai – Arthur Verocai (1972)

Discos Escondidos #062: Arthur Verocai - Arthur Verocai (1972)
by

Arthur Cortês Verocai é um maestro, pianista, violonista, compositor e arranjador brasileiro nascido em 17 de junho de 1945 na cidade do Rio de Janeiro. Tendo começado na música durante a adolescência, pegando emprestado os cadernos de música da sua irmã, Verocai logo se tornou íntimo dos violões e se inteirou do universo bossanovístico do final da década de 50 e início dos anos 60.

Não demorou muito e Verocai se tornou arranjador. Tendo trabalhado com os Golden Boys, Ivan Lins, Elizeth Cardoso, Gal Costa, Gonzaguinha e no clássico álbum Negro é Lindo, de Jorge Ben, além de muitos outros trabalhos, Arthur Verocai se tornou um conceituado e requisitado arranjador na música brasileira.

Discos Escondidos #061: Manduka – Manduka (a.k.a. “Brasil 1500”) (1972)

No ano de 1972 lança seu álbum de estreia, intitulado Arthur Verocai. Nesse disco, sintoniza influências eruditas de Ravel e Villa-Lobos com a bossa nova e o jazz. Apesar de seu primeiro trabalho não ter sido compreendido e, portanto, não se tornando um grande sucesso na época, o tempo se encarregou de torná-lo um clássico. Um dos grandes motivos da popularização do álbum de Verocai mais recentemente foi a utilização de suas faixas em músicas de rappers estadunidenses. Artistas como Ludacris e Little Brother usaram canções de Verocai sampleadas em suas faixas, o que ajudou e muito na redescoberta do icônico debute do compositor.

Talvez o grande segredo do álbum de 1972 – além de estar extraordinariamente a frente de seu tempo – seja nos entregar algumas melodias bossanovísticas, que conseguimos identificar com facilidade, enquanto nos deixa assimilar a soma das complexas linhas vocais, as belas orquestrações e as pitadas jazzísticas que esse clássico contém.

100 Discos & 100 Cervejas: Erasmo Carlos – Carlos, Erasmo (1971)

Do álbum, destaco as faixas: Pelas SombrasSylviaPresente GregoDedicada a Ela, Na Boca do SolQue Mapa? Karina (Domingo no Grajaú).

Sem mais delongas, Arthur Verocai e seu álbum de estreia:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.