Discos Escondidos #066: Dom Um Romão – Hotmosphere (1976)

Discos Escondidos #066: Dom Um Romão - Hotmosphere (1976)
by

Dou Um Romão foi um baterista e percussionista brasileiro nascido em 3 de agosto de 1925 na cidade do Rio de Janeiro e que faleceu nesse mesmo local no dia 26 de julho de 2005.

Um dos maiores bateristas e percussionistas da história da música brasileira, Dom Um Romão gravou com artistas como Paul Simon, Cannonball Aderley, Tom Jobim, Astrud Gilberto e Jorge Ben ao longo de sua carreira, além de ter participado do Weather Report, grupo ícone do jazz fusion liderado por Wayne Shorter e Joe Zawinul. Dom Um Romão também foi baterista no clássico álbum Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, lançado no ano de 1967.

Discos Escondidos #045: Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim (1967)

Com um estilo único que misturava jazz, samba e bossa nova, sempre com seu virtuosismo característico, Dom Um Romão estreou no rádio na década de 1940 e também participou do clássico álbum Canção do Amor Demais (1958) da cantora Elizete Cardoso. Depois de inúmeras participações e já tendo alguns discos solo em sua carreira, em 1976 Dom Um Romão lança Hotmosphere, um álbum em que podemos observar algumas das principais características de sua maneira sui generis de comandar as baquetas.

Tendo participações mais do que especiais como Célia Vaz, Gloria Oliveira e Julie Janiero nos vocais, Sivuca nos violões, Dom Salvador no piano e Alan Rubin no trompete e fliscorne, entre outros grandes músicos, Hotmosphere transita entre o samba, o jazz e apresenta até trechos em que a influência da música regional brasileira se sobressai com uma atmosfera quase mística criada pelos vários instrumentos de sopro utilizados no disco.

Discos Escondidos #004: Zimbo Trio – Zimbo Trio (1964)

Do álbum, destaco as faixas: Escravos de JóMistura FinaCaravanSpringPra que ChorarAmor em JacumãCisco Two Chovendo na Roseira.

Sem mais delongas, Dom Um Romão e seu Hotmosphere:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.