Discos Escondidos #067: Ismael Silva – Ismael canta… Ismael (1957)

Discos Escondidos #067: Ismael Silva - Ismael canta... Ismael (1957)
by

Ismael Silva foi um cantor e compositor brasileiro nascido em Niterói no dia 14 de setembro de 1905 e que faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 14 de março de 1978.

Tendo começado a compor com 15 anos de idade, no ano de 1925 Ismael Silva teve pela primeira vez uma composição sua sendo gravada, o samba Me faz Carinhos, comprado por Francisco Alves. Ao lado de Francisco e de Nilton Bastos, Ismael logo formou o trio Bambas do Estácio, tendo lançado com ele o aclamado samba Se Você Jurar, considerado uma das composições mais belas do gênero até hoje.

Discos Escondidos #033: João Nogueira – Clube do Samba (1979)

Em pouco tempo, sendo um frequentador da boêmia carioca, se aproximou de Noel Rosa, tornando-se um grande parceiro do compositor. Ao todo, Ismael Silva e o Poeta da Vila fizeram juntos quase vinte sambas e foi ao lado de Noel que ele estreou como intérprete no ano de 1932, gravando a faixa Escola de Malandro.

Apesar de não ter uma extensa discografia, ao longo de sua carreira Ismael compôs inúmeros sambas e gravou discos e compactos por gravadoras como a Odeon, Sinter, Mocambo, RCA Victor e Polydor.

Discos Escondidos #060: Joyce – Passarinho Urbano (1976)

Foi pelo selo pernambucano Mocambo que, no ano de 1957, Ismael lançou um dos melhores álbuns de sua carreira: Ismael canta… Ismael. Com composições próprias e parcerias com Francisco Alves, Nílton Bastos e Lamartine Babo, o disco é um prato cheio para conhecer algumas composições desse que é considerado um dos mais originais sambistas cariocas.

Do álbum destaco as faixas: Arrependido, É Bom Evitar, Choro Sim, Não Vá Atrás de Ninguém, , Ao Romper da Aurora Antonico

Sem mais delongas, Ismael canta… Ismael:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.