Discos Escondidos #070: Nei Lisboa – Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina (1983)

Discos Escondidos #070: Nei Lisboa - Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina (1983)
by

Nei Lisboa é um cantor, compositor e escritor brasileiro nascido em 18 de janeiro de 1959 na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Tendo passado períodos em várias capitais brasileiras e também um tempo nos E.U.A. enquanto crescia, Nei Lisboa é irmão de Luiz Eurico Tejera Lisbôa, primeiro militante político perseguido pela ditadura militar brasileira a ter seu corpo encontrado, depois de anos desaparecido.

No final dos anos 70 começa sua carreira com espetáculos como Lado a Lado Deu Pra Ti Anos 70 ao lado de Augusto Licks, que depois se tornaria guitarrista da banda Engenheiros do Hawaii. Alguns anos depois, em 1983, Nei Lisboa lança de maneira independente seu disco de estreia: Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina.

Discos Escondidos #061: Manduka – Manduka (a.k.a. “Brasil 1500”) (1972)

Com alguns teclados e elementos de harmonizações vocais tipicamente oitentistas, sem deixar de mesclá-los com alguns elementos regionais não apenas do sul, mas de todo Brasil, Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina é definitivamente um disco que merece ser ouvido. Tendo ritmos e elementos festivos, por assim dizer, o álbum não deixa de ser político em alguns momentos ao refletir sobre a situação brasileira no período em que foi lançado e ao mostrar alguns posicionamentos do compositor.

Tendo bons arranjos que combinam vários gêneros musicais e contendo faixas mais agitadas que contrastam com canções mais minimalistas e intimistas, o álbum vai da opulência de arranjos mais complexos e cheios de nuances até faixas que se bastam com violões e pianos mais elementares, enquanto a voz e a letra ditam o tom mais reflexivo em certos momentos do disco.

Discos Escondidos #021: Engenheiros do Hawaii – A Revolta dos Dândis (1987)

Do álbum, destaco as faixas: A Tribo Toda em Dia de FestaNão me Pergunte a HoraSíndrome de AbstinênciaDoody IIPra Viajar no Cosmos Não Precisa GasolinaExaltação Água Benta.

Sem mais delongas, Nei Lisboa e seu Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.