Discos Escondidos #071: Impacto Cinco – Lágrimas Azuis (1975)

Discos Escondidos #071: Impacto Cinco - Lágrimas Azuis (1975)
by

Oriunda do Rio Grande do Norte, a banda Impacto Cinco iniciou sua carreira tocando em bailes, especialmente em matinês que aconteciam aos domingos no ABC Futebol Clube, em Natal, e acabou em 1975 lançando um dos álbuns mais cobiçados do rock brasileiro – e um dos mais incríveis da década de 70.

A história que se conta é que Etelvino Caldas, responsável pelo piano elétrico, órgão, sintetizadores e vocais do conjunto, ao escutar um disco dos Beatles na década de 60, deixou a vida de seminarista para se dedicar exclusivamente a música. O que aconteceu é que Etelvino formou um dos conjuntos pioneiros do rock potiguar ao lado de Lulinha nos vocais, Joca Costa nas guitarras, Poty Lucena no baixo e nos vocais e Clauton na bateria, percussão e vocais.

No ano de 1973 a banda lança o álbum Impacto V, mas é em 1975 que chegam na gravadora CBS para gravar – em apenas uma semana – um álbum importantíssimo (e fenomenal) do rock setentista brasileiro: Lágrimas Azuis.

Discos Escondidos #062: Arthur Verocai – Arthur Verocai (1972) 

Produzido por Gileno Azevedo, o álbum tem cinco faixas de autoria do conjunto, além de três parcerias entre Leno e Raul Seixas (Tudo Vai Mudar (Amanhã)Carmen, CarmenSentado no Arco-Íris), uma versão de Sábado (faixa composta por Frederyko, guitarrista da banda Som Imaginário), a fantástica faixa de abertura Mãos de Seda, Coração de Ferro, do compositor piauiense Piska e Lembranças, uma parceria entre C.H. Gonçalves e Raulzinho.

Na época de seu lançamento, o disco não se tornou um gigantesco sucesso apesar de sua incontestável qualidade, mas hoje é um disco raro bastante procurado por colecionadores. Com seu groove preciso, um belo trabalho vocal e ótimas harmonias conduzidas pelas teclas e guitarras do Impacto Cinco, Lágrimas Azuis é uma pérola setentista que merece ser ouvida de novo e de novo.

Discos Escondidos #053: Cassiano – Apresentamos Nosso Cassiano (1973) 

Do álbum, destaco as faixas: Mãos de Seda, Coração de FerroTudo Vai Mudar (Amanhã)FugaViver TristeSábadoUm Bom LugarSentado no Arco-Íris Muito Tempo de Som.

Sem mais delongas, Impacto Cinco e seu Lágrimas Azuis:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.