Discos Escondidos #072: Cilibrinas do Éden – Cilibrinas do Éden (1973)

Discos Escondidos #072: Cilibrinas do Éden - Cilibrinas do Éden (1973)
by

Cilibrinas do Éden foi um conjunto musical brasileiro formado por Rita Lee e Lucinha Turnbull que no ano de 1973 lançou seu primeiro e único álbum.

Sendo um grupo que pode ser considerado de transição na carreira da compositora Rita Lee, devido a sua breve duração após sua saída do icônico conjunto de rock progressivo Os Mutantes e a formação da banda Tutti Frutti, que acompanhou Rita durante um período de sua carreira e que contava com Lucinha nas guitarras e vocais, Cilibrinas do Éden lançou apenas um álbum autointitulado no ano de 1973.

Discos Escondidos #030: Vanusa – Vanusa (1969)

Com notáveis traços roqueiros e a influência dos Beatles e da psicodelia aliada ao bom trabalho vocal no álbum – além de linhas de baixo impressionantes, Cilibrinas do Éden é um trabalho que não deve nada a clássicos discos lançados por Rita Lee & Tutti Frutti como Fruto Proibido (1975) e Babilônia (1978). Mais do que isso, o álbum lançado com Lucinha Turnbull em 1973 pode até ser considerado o rompimento definitivo entre Rita e sua antiga banda.

No ano de 1970 e 1972, respectivamente, Rita Lee lançou os discos Build Up Hoje é o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida, trabalhos que, mesmo sendo bons, ainda apresentavam uma forte conexão com obras que a cantora já havia feito no passado. Cilibrinas do Éden, além de um ótimo disco, é importantíssimo para a carreira de Rita por apontar alguns dos caminhos musicais que ela seguiria daquele momento em diante.

Discos Escondidos #016: Olívia Byington & Barca do Sol – Corra o Risco (1978) 

Do álbum, destaco as faixas: Mamãe NaturezaE Você Ainda DuvidaMinha Fama de MauGente Fina é Outra CoisaPaixão da Minha Existência AtribuladaBad Trip (Ainda Bem) Nessas Alturas dos Acontecimentos.

Sem mais delongas, Cilibrinas do Éden:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.