Discos Escondidos #075: Helio Matheus – Helio Matheus (1975)

Discos Escondidos #075:  Helio Matheus - Helio Matheus (1975)
by

Nascido no Rio de Janeiro no ano de 1940, Helio Matheus foi um compositor e cantor brasileiro associado ao soul e ao sambalanço que faleceu em fevereiro de 2017.

Tendo alcançado o sucesso quando Vanusa cantou sua canção “Comunicação” no Festival da Record do ano de 1969, Helio pode não ser uma das primeiras pessoas que vem à mente quando pensamos na música setentista brazuca, mas com certeza está entre as mais importantes.

Lançando seu primeiro compacto em 1968, depois de ter sua canção “Comunicação” cantada por Vanusa e Elis Regina nos anos seguintes, em 1974 o compositor conseguiu lançar mais sucessos cantados por outros artistas: “Meu Segredo” e “Camisa Dez” foram lançadas, respectivamente, nas vozes de Antonio Marcos e Luiz Américo.

Discos Escondidos #030: Vanusa – Vanusa (1969)

Mesmo com todos esses sucessos lançados por outros músicos, seu primeiro álbum veio apenas em 1975, em virtude de um contrato com a RCA Victor. O homônimo “Helio Matheus”, entre outras faixas, contem todos os sucessos citados anteriormente e ainda mais.

Desde a primeira faixa do álbum, não é difícil entender em qual cena da música brasileira o compositor se encaixava. Com grooves e metais dançantes, além de ótimas baladas que mostram o lado cancioneiro de Helio Matheus, não é difícil fazer uma conexão entre ele e Hyldon, Tim Maia e Cassiano.

Discos Escondidos #053: Cassiano – Apresentamos Nosso Cassiano (1973)

Desse álbum, destaco as faixas: MarraioCidadezinhaMeu DiárioComunicaçãoCamisa 10Meu Mundo de Monstros e Fantasias Meu Segredo.

Sem mais delongas, Helio Matheus:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.