Discos Escondidos #076: Made In Brazil – Made In Brazil (“Disco da Banana”) (1974)

Discos Escondidos #076: Made In Brazil - Made In Brazil ("Disco da Banana") (1974)
by

Made in Brazil é uma das maiores bandas da história do rock no Brasil.

Criada na segunda metade da década de 1960 pelos irmãos Celso e Oswaldo Vecchione no bairro da Pompeia, na cidade de São Paulo, a banda é uma lenda roqueira brazuca, principalmente pelos seus icônicos discos lançados nos anos 70. No ano de 1974, a banda lançou seu disco de estreia, chamado apenas Made in Brazil, mas que se tornou conhecido como o Disco da Banana por causa de sua capa.

Com um instrumental impecável que mesclava a verve roqueira com toques psicodélicos e fantásticos detalhes e solos de metais – especialmente saxofone (apenas ouça o solo de sax na faixa Intupitou o Trânsito ), não é preciso muitos minutos depois de apertar o play para entender que esse álbum, além de uma das melhores estreias da história da música brasileira, é um dos discos de rock mais fenomenais já feitos por aqui.

Discos Escondidos #071: Impacto Cinco – Lágrimas Azuis (1975) 

Os vocais rasgados de Cornélius Lúcifer, os duelos entre Celso Vecchione nas guitarras e Bolão no saxofone (ouça na faixa Você Já  Foi Vacinado?), os incríveis pianos de Onisvaldo Scavazzinni e a fantástica cozinha de Oswaldo Vecchione nos baixos com Rolando Castello Jr. na bateria (músico que logo formaria o conjunto Patrulha do Espaço) são alguns dos elementos trazidos para esse álbum tão importante do nosso roquenrou.

Se você ainda não conhece a banda, aproveite esse link do Spotify que possui dois dos melhores discos do conjunto: Made in Brazil (1974) – faixas 1 a 10 – e Paulicéia Desvairada (1978) – faixas 11 a 22. Vale lembrar que nesse segundo disco a banda mudou de formação e contava com Caio Flávio ao invés de Cornélius Lúcifer nos vocais.

Discos Escondidos #074: Ave Sangria – Ave Sangria (1974) 

Sem mais delongas, Made in Brazil e seu icônico Disco da Banana:

O Discos Escondidos dessa semana foi inspirado no vídeo abaixo, feito pelo canal Kazagastão que é comandado por Gastão Moreira, um jornalista musical que já foi apresentador da MTV e da TV Cultura, e que hoje comanda um dos melhores canais brasileiros sobre música. Vale a pena conferir o vídeo e se inscrever no canal!

Nas palavras de Gastão: “Se esse aqui fosse um país justo, os caras teriam, lá, uma estátua no bairro da Pompeia”. Tá esperando o que pra conferir a discografia do Made in Brazil?

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.