Discos Escondidos #077: Taiguara – Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara (1976)

Discos Escondidos #077: Taiguara - Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara (1976)
by

Taiguara Chalar da Silva foi um compositor e cantor brasileiro nascido na cidade de Montevidéu, no Uruguai, em 9 de Outubro de 1945, durante uma temporada em que seu pai, o maestro Ubirajara Silva, fazia espetáculos no país.

Tendo largado a faculdade de Direito para se dedicar à música, Taiguara alcançou um bom sucesso ao longo das décadas de 1960 e 1970 e se tornou um símbolo de resistência à censura na arte brasileira. Durante a ditadura militar, o compositor teve 68 canções censuradas, o que fez com que decidisse se exilar na Inglaterra no ano de 1973.

Discos Escondidos #060: Joyce – Passarinho Urbano (1976)

Voltando ao Brasil no ano de 1975, Taiguara prepara o disco que, na opinião deste que vos escreve, é o melhor, mais completo e complexo de sua carreira: Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara.

Tendo contado com arranjos de Hermeto Paschoal, regência de Wagner Tiso e participações mais do que especiais de músicos como Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Novelli, Zé Eduardo Nazário, seu pai Ubirajara Silva e uma grande orquestra sinfônica, esse álbum de Taiguara lançado em 1976 e retirado das lojas pela censura algumas horas depois de seu lançamento é um dos discos brasileiros mais importantes – e icônicos – dos anos 70.

Discos Escondidos #061: Manduka – Manduka (“Brasil 1500”) (1972)

Como jamais me arriscaria a indicar apenas uma ou outra faixa desse álbum, deixo destacada na íntegra essa obra-prima da música brasileira que merece ser ouvida de novo e de novo e de novo

Sem mais delongas, Imyra, Tayra, Ipy, Taiguara:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.