Discos Escondidos #079: Moraes Moreira – Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira (1979)

Discos Escondidos #079: Moraes Moreira - Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira (1979)
by

Antônio Carlos Moraes Pires, mais conhecido como Moraes Moreira, é um cantor e compositor brasileiro nascido em Ituaçu, Bahia, em 8 de julho de 1947.

Começando cedo a tocar sanfona e se apresentando em festas de São João em sua cidade natal, Moraes Moreira se mudou para Salvador alguns anos depois e se aproximou do roquenrou. Em seguida conheceu os companheiros de banda com quem formaria o conjunto Novos Baianos, um grupo essencial da história da música brasileira.

Depois de sua passagem pelos Novos Baianos que durou de 1969 a 1975, onde lançou alguns dos álbuns mais icônicos da MPB sendo um dos principais compositores do conjunto, Moraes Moreira sai em carreira solo e, no ano de 1975, lança o homônimo Moraes Moreira.

Discos Escondidos #023: Alceu Valença – Espelho Cristalino (1977)

Após os lançamentos de Cara e Coração (1977) e Alto Falante (1978), o compositor chega no último ano da década de 70 com um dos melhores e mais icônicos álbuns de sua carreira: Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira.

Com composições em parceria com Pepeu Gomes, Jorge Mautner e Antonio Cicero, as faixas (como é de se esperar) tipicamente brasileiras parecem não ter medo de flertar com estilos como reggae e roquenrou, nem de usar algumas tonalidades um pouco mais digitais nos efeitos de guitarra e teclados nesse álbum, algo que garante uma mistura bastante interessante para o disco.

Discos Escondidos #065: Cátia de França – 20 Palavras ao Redor do Sol (1979)

Tendo ótimas composições e os ritmos inigualáveis de Moraes Moreira, esse álbum de 1979 é definitivamente um dos grandes destaques de uma discografia que conta como obras-primas como Acabou Chorare (1972), Novos Baianos F.C. (1973) e mais de 20 álbuns solo.

Sem mais delongas, Moraes Moreira e seu Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.