Discos Escondidos #082: Arnaldo Baptista – Singin’ Alone (1982)

Discos Escondidos #082: Arnaldo Baptista - Singin' Alone (1982)

Arnaldo Dias Baptista é um cantor e compositor brasileiro nascido na cidade de São Paulo em 6 de julho de 1948.

Um dos maiores pianistas da história da música brasileira, depois de Arnaldo Baptista se tornar um ícone ao participar da banda Os Mutantes e de começar sua carreira solo com a obra-prima Lóki?, um álbum essencial do rock brazuca, o compositor continuou sua carreira com o intimista Singin’ Alone, lançado em 1982.

Discos Escondidos #026: Arrigo Barnabé – Façanhas (1992)

Enquanto sua estreia solo passeava entre o satírico-intimista e um melancólico roquenrou, Singin’ Alone parece não ter medo de mergulhar em uma atmosfera ainda mais taciturna, mas de maneira nenhuma menos bela.

“Quando fiz este LP, o Singin’ Alone, pensei: o que está faltando na minha carreira? Algo que fosse capaz de abranger tudo que alcanço no universo. Então, optei por um tipo de linguagem, de espectros, de pensamentos, de entidades… E todos os lugares onde eu ia, tentava colocar em poesia. Ou seja, a personalidade aparece nesta vida diária, em parte das letras, trechos da minha vida naquela época”, afirma o compositor.

100 Discos & 100 Cervejas: Arnaldo Baptista – Lóki? (1974)

Nesse disco, Baptista tocou todos os instrumentos e colocou elementos como pandeiros, gaitas e até caixinha de música. Ele também diz que buscou influências que conseguissem abranger a mente de todos, misturando Yes com música caipira.

Singin’ Alone, com suas belas canções, o virtuosismo característico de Arnaldo Baptista e sua atmosfera intimista é, sem dúvida, um grande álbum da música brasileira e mais um grande disco da carreira de Baptista que definitivamente merece ser ouvido.

Discos Escondidos #070: Nei Lisboa – Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina (1983)

Do álbum, destaco as faixas: I Fell In Love One DayO SolBomba H Sobre São PauloHoje de Manhã Eu AcordeiJesus Come Back to EarthCiborgComing Through the Waves of ScienceYoung BloodTrain Balada do Louco.

Sem mais delongas, Arnaldo Baptista Singin’ Alone:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.