Discos Escondidos #087: Picassos Falsos – Picassos Falsos (1987)

Discos Escondidos #087: Picassos Falsos - Picassos Falsos (1987)

Picassos Falsos é uma banda brasileira surgida no ano de 1985 na cidade do Rio de Janeiro.

Tendo começado sob o nome O Verso, tocando em bares e espaços undergrounds da cidade, a banda mudou o nome para Picassos Falsos por sugestão de Alvin L., que produziu a segunda fita demo da banda.

Asdrúbal Trouxe o Trombone – A Farra da Terra (1983) | Discos Escondidos #69

Nessa época, com uma demo que contava com as canções Carne e OssoQuadrinhos Idade Média, a banda começou a ter seu espaço na rádio. Quando o produtor e jornalista José Emílio Rondeau ouviu o conjunto, fez com que Picassos Falsos assinasse em 1987 um contrato com o selo roqueiro Plug. Foi por esse selo que a banda lançou nesse mesmo ano seu autointitulado álbum de estreia, sendo que desse disco, a faixa Quadrinhos integrou a trilha sonora do seriado Armação Ilimitada, da Rede Globo de Televisão.

Considerada uma banda pioneira no Brasil dos anos 80 a mesclar o rock e o funk com ritmos como o baião e o maracatu, entre outros, sempre recheando suas letras com um existencialismo e uma desilusão bastante identificável no rock da época, Picassos Falsos é uma banda do rock oitentista que com certeza deveria ser conhecida por todo fã de música brasileira.

Marina Lima – Fullgás (1984) | Discos Escondidos #43

Como afirma o músico Gustavo Corsi – responsável pelas guitarras, violões e cavaquinho do grupo – sobre essa grande mistura de influências: “O som do Picassos já estava ali, inclusive até antes do primeiro disco. Carne e Osso citava Ismael Silva, Quadrinhos era Funkadelic, atípico na época, Bater a Porta era baião e Contrastes, afoxé. Em Bonnie & Clyde eu chupei uma linha de baixo do Chic. Últimos Carnavais tenta reproduzir uma batucada de escola de samba e Que Horas São uma de maracatu.”

Apresentando essa prodigiosa mistura de influências, sabendo ao mesmo tempo sintonizar ritmos fundindo-os ao rock e também conseguindo manter uma sonoridade identificável do rock brasileiro da época, Picassos Falsos é definitivamente uma banda brasileira surgida na década de 80 que merece ser ouvida – e que definitivamente recebe bem menos atenção do que merece.

Hanoi-Hanoi – Hanoi-Hanoi (1986) | Discos Escondidos #86

Do álbum de 1987, destaco as faixas: Carne e OssoQuadrinhosBater a PortaÚltimos CarnavaisBonnie & ClydeUm BêbadoIdade Média Olhos Mudos.

Sem mais delongas, Picassos Falsos:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor, vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim e seu EP "4 Baladas Vermelhas" foi lançado em Dezembro de 2014 aqui no Jardim Elétrico.

Comments

  1. o próximo vai ser Finis Africae? <3