Discos Escondidos #091: Ruy Maurity – Nem Ouro, Nem Prata (1976)

Discos Escondidos #091: Ruy Maurity - Nem Ouro, Nem Prata (1976)

Nascido em Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, Ruy Maurity é um cantor e compositor brasileiro que ao longo dos anos se tornou uma referência na música brasileira por abordar inúmeros gêneros regionais em sua produção.

Tendo aprendido sozinho a tocar violão, Maurity vem de uma família musical. Irmão do pianista Antonio Adolfo e filho da primeira violinista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, Ruy Maurity venceu com a canção Dia Cinco, uma parceria com Zé Jorge, o Festival Universitário do Rio de Janeiro no ano de 1970.

Noriel Vilela – Eis o Ôme (1968) | Discos Escondidos #002

Em 1971 lança seu primeiro LP, Este é Ruy Maurity, e nesse mesmo ano grava o maior sucesso de sua carreira, Serafim e Seus Filhos, que faria parte do repertório do álbum Em Busca do Ouro. Com Safra 74, Maurity emplaca canções nas trilhas sonoras das novelas Fogo Sobre Terra e Escalada da Rede Globo de Televisão.

No ano de 1976, Ruy Maurity lança aquele que considero o melhor álbum de sua carreira, e que trazemos na coluna dessa semana aqui no Jardim Elétrico: Nem Ouro, Nem Prata. Nesse LP, Maurity se aprofunda ainda mais em ritmos regionais em um álbum que contém a icônica faixa-título Nem Ouro, Nem Prata e também uma gravação de seu grande sucesso Serafim e Seus Filhos.

Tetê Espíndola – Piraretã (1980) | Discos Escondidos #084

Uma abordagem sui generis dos ritmos do interior brasileiro, nesse álbum o samba e o coco, por exemplo, se fundem a ritmos de origem africana e indígena com uma poesia recheada de inúmeras referências, do Candomblé a Carlos Drummond de Andrade.

Destacar uma ou outra faixa não faria o menor sentido no caso de Nem Ouro, Nem Prata. Destaco todas as faixas, sem exceção, dessa obra-prima de Ruy Maurity.

Sem mais delongas, Nem Ouro, Nem Prata:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!