Discos Escondidos #109: Quinteto Armorial – Do Romance ao Galope Nordestino (1974)

Discos Escondidos #109: Quinteto Armorial - Do Romance ao Galope Nordestino (1974)

Quinteto Armorial foi um conjunto de música instrumental brasileiro formado na década de 1970 no estado de Pernambuco.

Aparecendo com o intuito de criar uma obra erudita com raízes na música popular (ou, não seria um exagero inverter: uma obra popular com raízes na música erudita), o grupo surge do Movimento Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna e tendo como objetivo influenciar e agrupar diversas manifestações artísticas como a música, artes plásticas, cinema e arquitetura, entre outras.

Ruy Maurity – Nem Ouro, Nem Prata (1976) | Discos Escondidos #91

Unindo a tradição dos cantadores do nordeste brasileiro ao cancioneiro medieval, o conjunto une, por exemplo, em seu instrumental, o pífano ao berimbau e a viola caipira a rabeca. Nesse pacto entre as influências europeias e a da música popular brasileira em toda a sua pluralidade, o Quinteto Armorial lança seu primeiro álbum. Liderado por Antônio José Madureira na viola caipira, e formado também por Antônio Nóbrega na rabeca e violino, Egildo Vieira do Nascimento no pífano e flauta, Edison Eulálio Cabral no violão e Fernando Torres Barbosa na percussão e berimbau, o grupo estreia em 1974 com Do Romance ao Galope Nordestino, um trabalho ímpar na música instrumental brasileira.

A proposta do grupo se faz clara nesse trecho do texto escrito por Ariano Suassuna para o LP: “Os músicos do Quinteto Armorial poderiam ter partido em busca de dois caminhos fáceis: limitar-se, por um lado, à boa execução convencional da Música europeia, tradicional ou “de vanguarda”, e procurar, por outro lado, o fácil sucesso popular, tocando, à sua maneira, “baiões” comerciais. Não o quiseram. Convencidos de que a criação é muito mais importante do que a execução, preferiram a tarefa mais dura, mais ingrata, mais difícil e mais séria: a procura de uma composição nordestina renovadora, de uma Música erudita brasileira de raízes populares, de um som brasileiro, criado para um conjunto de câmera, apto a tocar a Música europeia, é claro – principalmente a ibérica mais antiga, tão importante para nós – mas principalmente apto a expressar o que a Cultura brasileira tem de singular, de próprio e de não europeu.”

Naná Vasconcelos, Nelson Angelo & Novelli – Naná Nelson Angelo Novelli (1973) | Discos Escondidos #104

Recriando um romance ibérico ou reinterpretando um tema nordestino de canto fúnebre, Do Romance ao Galope Nordestino é capaz de cumprir sua proposta com maestria. Nesse caso, por ser uma obra concisa, seria um erro da parte deste que vos escreve destacar uma ou outra faixa do álbum. Portanto, deixo nesse início de semana a recomendação na íntegra do Quinteto Armorial e seu álbum de estreia:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!