Discos Escondidos #112: Spectrum – Geração Bendita (1971)

Discos Escondidos #112: Spectrum - Geração Bendita (1971)

No Discos Escondidos dessa semana trazemos uma pérola da música brasileira – em especial do nosso rock psicodélico – que ficou esquecida durante décadas!

Com influências dos Beatles, Led Zeppelin, Santana e Steppenwolf, a banda cujo início se deu na segunda metade da década de 1960 na cidade de Nova Friburgo foi convidada no início da década seguinte a idealizar e gravar um álbum para a trilha sonora do filme Geração Bendita (1971), que seria rodado na cidade.

Impacto Cinco – Lágrimas Azuis (1975) | Discos Escondidos #71

A Todamérica Música Ltda. tornou possível a gravação do disco, e com apenas umas tantas cópias distribuídas para divulgação do álbum, esse trabalho de estreia da Spectrum acabaria tendo sua carreira interrompida pela censura que o Regime Militar fez ao filme.

Desmotivado, o conjunto acabou se dissolvendo sem chegar a fazer sua primeira apresentação. Porém, 30 anos depois, o álbum se tornou uma raridade principalmente entre colecionadores europeus e no ano de 2001 teve uma versão especial em vinil relançada pelo selo alemão Psychedelic Music. A tiragem limitada esgotou em uma semana e o álbum é considerado na Alemanha como uma pérola do rock psicodélico sul-americano.

Terreno Baldio – Terreno Baldio (1976) | Discos Escondidos #93

Do álbum, destaco as faixas: Quiabo’sTrilha AntigaMary you areMaria ImaculadaPingo é LetraTema de AmorOn my mindA paz, amor, você.

Sem mais delongas, Spectrum e seu Geração Bendita:

Abaixo segue o link para o filme Geração Bendita dirigido por Carlos Roberto Bini, apesar de alguns problemas narrativos, um divertido retrato da época:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!