MAPA DOS FESTIVAIS: ENTREVISTA COM JULI BALDI
by Renata Luiz
Já ouvir falar do Mapa do Festivais? Não?! Se você é fã de musica, acredito que tenha vontade de viajar o país conhecendo bons festivais, e se você já fez buscas para ter informações sobre esses eventos, sabe também que não é uma tarefa fácil.
E é essa é a proposta do site Mapa dos Festivais, é um buscador de festivais de música por todo o Brasil, que te ajudar nessa tarefa, e ainda conta com informações completas sobre cada destino.
Juli Baldi, diretora criativa que está a frente do projeto ao lado de Rafael Achutti, topou conversar com a gente sobre essa ideia:
Como surgiu a ideia de um buscador de festivais?
Com a alta demanda de festivais acontecendo pelo país, percebemos que faltava um lugar que reúna e facilite o encontro de todas as informações sobre os eventos em um só lugar. Não é todo festival que tem o seu próprio site e mesmo que tenha, muitos deles não oferecem as informações completas. Outra missão do buscador é estimular a descoberta de novos festivais, para que as pessoas conheçam o país através de festivais de música. O Mapa dos Festivais surge como uma plataforma para todos, facilitando a vida do fã de música, que tem todas as informações em um só lugar, para os produtores que tem o seu festival divulgado e para a indústria da música e do turismo em geral, que podem visualizar novas oportunidades através do calendário completo dos eventos.
Você acredita que, de alguma forma, a curadoria musical ajudou a “popularizar” essa onda de festivais pelo Brasil?
Acredito que muitos fatores ajudaram a popularizar os festivais principalmente os de pequeno e médio porte no Brasil. O principal foram os realizadores perceberem que é mais interessante colocar um line-up nacional do que depender de atrações gringas para sustentarem os eventos. A vinda de vários festivais gringos para o país e fatores econômicos também ajudaram na consolidação desse modelo. E é claro que a oferta da música nacional também suporta essa demanda dos festivais. Nosso país é muito auto-sustentável musicalmente, temos muito artistas incríveis de norte a sul do país com shows maravilhosos. E os festivais também acabam sendo um dos principais canais para o artista criar novos públicos e circular.
É possível apontar quais gêneros ou estilos são mais procurados?
O Mapa dos Festivais é focado em festivais que acontecem no Brasil, de todos os estados, formatos e gêneros musicais. Como a plataforma está no ar a menos de 3 meses, ainda não temos dados precisos, mas a maioria das buscas gira em torno da música brasileira e eletrônica.
Focando um pouco na música nacional, você acha que hoje as pessoas estão valorizando mais a cena nacional e pagando pra ir aos shows?
Os festivais de música estão em alta, pois o público geral paga para ter uma experiência, não só musical, mas de viagem, gastronomia, de pertencimento. Para o público parece mais vantajoso pagar para ver o artista que gosta e mais a experiência que o festival proporciona do que só pagar para ver o artista. Com os festivais também destacando os artistas nacionais na programação, isso ajuda as pessoas a consumirem mais a cena nacional.
Existe projeto para colocar esse buscador em versão de aplicativo?
Sim. Estamos em busca de apoio e patrocínio para o aplicativo do Mapa dos Festivais.
Quais os planos para o futuro do “Mapa de Festivais”?
Estamos apenas na primeira fase do projeto, para os próximos meses queremos consolidar o buscador como um importante aliado na divulgação dos festivais e o blog como um agregador de conteúdo sobre festivais de música no Brasil, com editoriais sobre notícias, viagens e coberturas. Também queremos tornar o mapa cada vez mais interativo e colaborativo, melhorando o buscador com novas funcionalidades, e criando áreas de login para produtores de festivais e para o público em geral.
https://www.youtube.com/watch?v=RS64QmPjKIg
Curtiu? Então bora buscar o próximo festival pelo Brasil: www.mapadosfestivais.com.br
*Foto: Rodrigo Gianesi
Recommended Posts
#Descubra poesia e percussão do pernambucano Danilo Marinho
novembro 25, 2021
3 perguntas para: Dom Pescoço
fevereiro 02, 2021
Julie Neff | vem ouvir o EP “Over It”
janeiro 29, 2021