Artigo: Motivos para acreditar na promessa Clarice Falcão

Artigo: Motivos para acreditar na promessa Clarice Falcão

clarice

Clarice Falcão é uma das mais novas promessas do cenário da MPB. Agradando inicialmente ao cenário hipster, a cantora, atriz, compositora, humorista, escritora e muitos outros predicados, tem se destacado em todos setores em que atua. No entanto, algumas pessoas ainda estão relutantes em aceitar a qualidade desta voz feminina que canta o desespero romântico.

Sendo assim, é fácil indicar alguns dos motivos para se entregar a este furacão que promete agregar muito valor para a música popular verdadeiramente brasileira, além de modificar padrões que o mercado possuía até então.

Clarice é original

Apesar de ser possível encontrar referências a outros grandes artistas do cenário do folk internacional, Clarice é um fenômeno novo para o Brasil. Surgindo na internet com vídeos relativamente simples, repetindo a fórmula “banquinho e violão” com apenas algumas adaptações, seu olhar vidrado em um espectador que não estava ali presente naquele momento comprova que aquela cantora busca desesperadamente ser ouvida por seu ser amado. Ela não apenas canta, mas conta uma história. E também “brinca” de atriz.

A cantora trata o amor e toda sua dor de maneira crua e sincera, chegando às vias da ironia. A perseguição amorosa, que atualmente é ainda mais forte com a existência de redes sociais, smartphones e tudo o mais, é acusada e tratada como parte natural da relação – o que é uma verdade, já que o verbo “stalkear” está sendo cada vez mais utilizado. De acordo com Clarice, somos todos loucos e desejamos sempre aquele que nos deixa mais loucos.

Uma nova tendência

Tanto em músicas de própria autoria, quanto em novas versões para músicas conhecidas pela grande massa, a garota com aparência frágil e sentimento muito intenso conseguiu transcender o canal do YouTube e alcançar o iTunes, com posições muito boas.

Clarice mostrou ao mundo da música uma tendência que vem se espalhando entre o mercado editorial, o “print on demand”. O conteúdo é primeiramente disponibilizado entre o mercado digital, onde pode ser adquirido por qualquer pessoa que tenha algum reprodutor de MP3. De acordo com o sucesso, a gravadora, ou editora no caso dos livros, decide se irá fazer a versão física do álbum, proporcionando um material de qualidade por um preço muito mais justo.

Versatilidade nas artes

Neste aspecto, Clarice não difere de outros talentos. Muitos artistas, nacionais e internacionais, conseguem lugar de destaque em diversos ramos: música, literatura, cinema, entre outros. Falcão demonstrou que conseguiu executar todas estas tarefas e ainda ser reconhecida em todas. Ela não é um fenômeno apenas de público, como mostra a recente indicação ao Grammy Latino de Artista Revelação. Ela já conquistou um grande espaço, que está ficando cada vez mais sólido.

Nascida em berço de escritores, Clarice não apenas compõe canções, como também é talentosa o suficiente para escrever roteiros. Colocando a cereja nesse bolo, com seus textos humorísticos ela consegue fazer o público rir sem cair em clichês.

Ainda pode ser muito cedo para desvendar o futuro e descobrir qual caminho Clarice Falcão irá seguir, mas com seu primeiro álbum, a multi-facetada artista já conseguiu mostrar que o mercado musical pode e deve ser renovado, de preferência como se tudo não passasse de “uma coisa séria levada na brincadeira”, sem muitas pretensões.

Por Raphael Granucci

Share Button

Estuda música desde os 13 anos, desenvolve pesquisa na área da música independente , produtor de bandas de diversos estilos e compositor de trilhas sonoras.