Novo Single de Larissa Baq

Novo Single de Larissa Baq

“A utopia está no horizonte, eu sei muito bem que nunca a alcançarei, que se eu caminhar dez passos, ela ficará dez passos mais longe. Quanto mais eu buscar, menos a encontrarei porque ela vai se afastando à medida que eu me aproximo”, essa definição, normalmente atribuída a Eduardo Galeano foi dada, na verdade, pelo cineasta Fernando Birre, quando este, durante uma palestra, respondia à capciosa pergunta de um aluno: para que serve a utopia?

Sempre estamos à espera de algo, a esperança é motor que faz a humanidade andar. Esperança de que tempos melhores virão, de que a inflação não suba, de que nossos esforços em busca da realização dos nossos sonhos não sejam em vão, de que nosso amor por alguém seja correspondido à altura, e por ai vai. Vivemos empenhados na construção de nossas próprias utopias. Por fim, é disso que se trata: nossas esperanças e utopias nos fazem continuar caminhando, sempre em frente.

Vivemos em busca de aconchego para aquilo que nos faz humanos, sem saber que o abrigo está nas coisas mínimas, nas poéticas do acaso. Quiçá se todos os olhos pudessem enxergar a vida que pulsa nas pequenas alegrias, aquecidas pelas esperanças grandes e pequenas; quiçá fossemos capazes de compreender que a existência desacelera quando ficamos diante da beleza que se esconde nas pequenas atitudes do cotidiano, como observar cada pôr-do-sol como se fosse sempre a primeira vez. Quiçá todos os olhos fossem como os de Larissa Baq.

“Quiçá” é canção feita com a calma de quem não tem pressa de viver, que se permite sorrir frente aos disparates da nossa condição e diz: Se for caso de ser indeciso/Abre um riso/Que de dor já chega a do mundo. O seu nome foi escolhido por duas fãs, em uma espécie de concurso, atitude que mostra proximidade com o outro, atitude de gente que conversa olho no olho e que faz questão de ouvir ao invés de apenas falar, preferindo usar a voz para encantar, não para subjugar e dominar. É como se ela dissesse: vai, segue em frente, busca força naquilo que te faz maior que o mar e tira os sapatos para que as asas possam crescer nos pés.

“Quiçá” é convite para uma pausa desse mundo em transe.

Share Button

Escritor, jornalista e editor. Responsável pela curadoria de conteúdo do Jardim Elétrico.