Discos Escondidos #041: Fernanda Abreu – Sla Radical Dance Disco Club (1990)
by Vítor Guima
Fernanda Abreu é uma cantora, compositora, bailarina e escritora brasileira nascida em 8 de setembro de 1961 na cidade do Rio de Janeiro. Tendo começado sua carreira nas artes como bailarina já na infância, a cantora começou a cursar Arquitetura e depois Sociologia, mas no meio dessa segunda faculdade foi chamada para integrar a banda BLITZ e nunca mais voltou.
Tendo alcançado enorme sucesso como cantora na banda BLITZ em meados dos anos 80, assim que a banda se dissolveu no ano de 1986, a cantora se afastou dos holofotes para amadurecer os rumos que gostaria de tomar dali em diante. Nesse período estudou canto e violão, fez shows e performances, e assim foi surgindo o conceito do álbum que estreou sua carreira solo em 1990: Sla Radical Dance Disco Club.
Em seu disco de estreia, Fernanda Abreu foi pioneira no uso de samples no Brasil, fundindo suas melodias a James Brown, Madonna, Caetano Veloso e vários outros gigantes artistas nacionais e internacionais. Sua faixa de abertura, A Noite, é um dos maiores sucessos de sua carreira e prova que Fernanda Abreu realmente merece o título de “mãe do pop brasileiro”.
Do álbum, destaco as faixas: A Noite, Sla Radical Dance Disco Club, Kamikazes do Amor, Speed Racer, Vênus Cat People e a bela versão de Kung Fu Fighting, composta pelo cantor jamaicano Carl Douglas.
Sem mais delongas, Fernanda Abreu e seu Sla Radical Dance Disco Club:
Essa pauta do Discos Escondidos foi inspirada em uma entrevista feita pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro com a cantora Fernanda Abreu em seu canal Alta Fidelidade, um lugar cheio de conteúdos fenomenais sobre música de todas as épocas e que eu recomendo fortemente que todos os amantes de música de todos os gêneros sigam e se inscrevam. Para acessar a página do Facebook clique aqui.
Nessa entrevista, toda a discografia da cantora é abordada e também vemos uma ótima reflexão sobre o mercado fonográfico. Veja a seguir e não esqueça de se inscrever no canal:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019