Discos Escondidos #071: Impacto Cinco – Lágrimas Azuis (1975)

Discos Escondidos #071: Impacto Cinco - Lágrimas Azuis (1975)

Oriunda do Rio Grande do Norte, a banda Impacto Cinco iniciou sua carreira tocando em bailes, especialmente em matinês que aconteciam aos domingos no ABC Futebol Clube, em Natal, e acabou em 1975 lançando um dos álbuns mais cobiçados do rock brasileiro – e um dos mais incríveis da década de 70.

A história que se conta é que Etelvino Caldas, responsável pelo piano elétrico, órgão, sintetizadores e vocais do conjunto, ao escutar um disco dos Beatles na década de 60, deixou a vida de seminarista para se dedicar exclusivamente a música. O que aconteceu é que Etelvino formou um dos conjuntos pioneiros do rock potiguar ao lado de Lulinha nos vocais, Joca Costa nas guitarras, Poty Lucena no baixo e nos vocais e Clauton na bateria, percussão e vocais.

No ano de 1973 a banda lança o álbum Impacto V, mas é em 1975 que chegam na gravadora CBS para gravar – em apenas uma semana – um álbum importantíssimo (e fenomenal) do rock setentista brasileiro: Lágrimas Azuis.

Discos Escondidos #062: Arthur Verocai – Arthur Verocai (1972) 

Produzido por Gileno Azevedo, o álbum tem cinco faixas de autoria do conjunto, além de três parcerias entre Leno e Raul Seixas (Tudo Vai Mudar (Amanhã)Carmen, CarmenSentado no Arco-Íris), uma versão de Sábado (faixa composta por Frederyko, guitarrista da banda Som Imaginário), a fantástica faixa de abertura Mãos de Seda, Coração de Ferro, do compositor piauiense Piska e Lembranças, uma parceria entre C.H. Gonçalves e Raulzinho.

Na época de seu lançamento, o disco não se tornou um gigantesco sucesso apesar de sua incontestável qualidade, mas hoje é um disco raro bastante procurado por colecionadores. Com seu groove preciso, um belo trabalho vocal e ótimas harmonias conduzidas pelas teclas e guitarras do Impacto Cinco, Lágrimas Azuis é uma pérola setentista que merece ser ouvida de novo e de novo.

Discos Escondidos #053: Cassiano – Apresentamos Nosso Cassiano (1973) 

Do álbum, destaco as faixas: Mãos de Seda, Coração de FerroTudo Vai Mudar (Amanhã)FugaViver TristeSábadoUm Bom LugarSentado no Arco-Íris Muito Tempo de Som.

Sem mais delongas, Impacto Cinco e seu Lágrimas Azuis:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!

Utilizamos Cookies.

Os cookies são como ajudantes especiais que aprimoram a experiência em nosso site. Alguns deles são essenciais para garantir o funcionamento perfeito. Ao utilizar nossos serviços, você está concordando com o uso dessas pequenas delícias tecnológicas.

Aceitar