Discos Escondidos #087: Picassos Falsos – Picassos Falsos (1987)
by Vítor Guima
Picassos Falsos é uma banda brasileira surgida no ano de 1985 na cidade do Rio de Janeiro.
Tendo começado sob o nome O Verso, tocando em bares e espaços undergrounds da cidade, a banda mudou o nome para Picassos Falsos por sugestão de Alvin L., que produziu a segunda fita demo da banda.
Asdrúbal Trouxe o Trombone – A Farra da Terra (1983) | Discos Escondidos #69
Nessa época, com uma demo que contava com as canções Carne e Osso, Quadrinhos e Idade Média, a banda começou a ter seu espaço na rádio. Quando o produtor e jornalista José Emílio Rondeau ouviu o conjunto, fez com que Picassos Falsos assinasse em 1987 um contrato com o selo roqueiro Plug. Foi por esse selo que a banda lançou nesse mesmo ano seu autointitulado álbum de estreia, sendo que desse disco, a faixa Quadrinhos integrou a trilha sonora do seriado Armação Ilimitada, da Rede Globo de Televisão.
Considerada uma banda pioneira no Brasil dos anos 80 a mesclar o rock e o funk com ritmos como o baião e o maracatu, entre outros, sempre recheando suas letras com um existencialismo e uma desilusão bastante identificável no rock da época, Picassos Falsos é uma banda do rock oitentista que com certeza deveria ser conhecida por todo fã de música brasileira.
Marina Lima – Fullgás (1984) | Discos Escondidos #43
Como afirma o músico Gustavo Corsi – responsável pelas guitarras, violões e cavaquinho do grupo – sobre essa grande mistura de influências: “O som do Picassos já estava ali, inclusive até antes do primeiro disco. Carne e Osso citava Ismael Silva, Quadrinhos era Funkadelic, atípico na época, Bater a Porta era baião e Contrastes, afoxé. Em Bonnie & Clyde eu chupei uma linha de baixo do Chic. Últimos Carnavais tenta reproduzir uma batucada de escola de samba e Que Horas São uma de maracatu.”
Apresentando essa prodigiosa mistura de influências, sabendo ao mesmo tempo sintonizar ritmos fundindo-os ao rock e também conseguindo manter uma sonoridade identificável do rock brasileiro da época, Picassos Falsos é definitivamente uma banda brasileira surgida na década de 80 que merece ser ouvida – e que definitivamente recebe bem menos atenção do que merece.
Hanoi-Hanoi – Hanoi-Hanoi (1986) | Discos Escondidos #86
Do álbum de 1987, destaco as faixas: Carne e Osso, Quadrinhos, Bater a Porta, Últimos Carnavais, Bonnie & Clyde, Um Bêbado, Idade Média e Olhos Mudos.
Sem mais delongas, Picassos Falsos:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019