#Descubra Victoria Saavedra e a América Latina que cabe em sua voz

#Descubra Victoria Saavedra e a América Latina que cabe em sua voz

*Foto: Sofia Colucci Fotografia

“Remanso Entre Raízes” é o nome do disco dela. Victoria Saavedra vem da Colômbia, assim como a maneira como projeta a voz para fora e aquele timbre rasgado das grandes cantoras. Mas foi no Brasil que ela encontrou, há oito anos, seu lugar. Um de seus lugares, já que a proposta é, de fato, reunir nas canções as influências de toda América Latina.

Os “Vuelos de Maria” trazem os voos das Marias de sua vida – mãe e irmãs. Mas vão além. Trazem os voos de todas as mulheres que encaram o mundo com força e coragem para trazer algum tipo de transformação. Seguida por “Passam” e um groove de baixo marcante, o disco traz também as percussões latinas que Victoria entende bem, já que, além de cantora e compositora, também arrisca uma percussão.

Tudo muito intenso. Tem, inclusive, uma cumbia – ritmo característico de alguns países da América Latina, mas que soa de maneira diferente de acordo com o país. Se você buscar por “Pollera Amarilla”, por exemplo, vai ver que existe um tipo de cumbia argentina bem discrepante da belíssima “Cumbia Triste” de Victoria.

“Sul do Mundo” resume bem o objetivo da cantora – unir a América Latina em um único trabalho e fazer com que o Brasil se sinta mais pertencente a esse espaço em comum. Uma das coisas muito legais que ela já faz nesse sentido é o projeto “Latinas”, onde não apenas valorizou as vozes daqui, como fez um recorte totalmente feminino, criando vídeos incríveis como este da Luedji Luna.

Curtiu?

Share Button

Carol Tavares é jornalista. Passou pela MTV, pela Bandeirantes e a hiperatividade levou seu caminho a cruzar felizmente com o Jardim Elétrico e criar a produtora Jazz House. Apaixonada por música, pelo amor, por Alberto Caeiro e por seu acampamento no Jalapão.

Recommended Posts