Discos Escondidos #094: Teca & Ricardo – Cadê o Povo? (1976)

Discos Escondidos #094: Teca & Ricardo - Cadê o Povo? (1976)

Teca Calazans e Ricardo Villas Boas são cantores e compositores brasileiros que ao longo da década de 1970 desenvolveram uma prolífica carreira musical enquanto residiam na França.

Criada no Recife e nascida em Vitória, na década de 1960 Teca participou de um grupo teatral com Geraldo Azevedo e Naná Vasconcelos, gravou um compacto simples com a canção Aquela Rosa, composta por Azevedo, e depois se mudou para o Rio de Janeiro onde trabalhou como atriz. Em seguida viajou para França, onde ficou por dez anos e onde desenvolveu essa parceria com Ricardo Villas Boas que trazemos na coluna dessa semana.

Por sua vez, Ricardo Sá, nome artístico que usava Ricardo Villas Boas usava na época, integrou o grupo Momentoquatro ao lado de Zé Rodrix, Maurício Maestro e David Tygel. Em seguida, Zé Rodrix viria a formar o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, enquanto Maestro e Tygel criariam o conjunto Boca Livre. Militante político contra a ditadura militar e estudante de Psicologia, Ricardo foi preso em 1969 ao distribuir panfletos contra o governo no centro da cidade do Rio de Janeiro. O compositor foi um dos presos que foram trocados por Charles Burke Elbrick, embaixador estadunidense sequestrado no ano de 1969. Banido do Brasil, Villas Boas viajou para o México e depois se exilou na França.

Discos Escondidos #073: Sá, Rodrix & Guarabyra – Terra (1973)

Foi no ano de 1970 que Teca & Ricardo se conheceram e aí surgiu uma parceria musical que duraria mais de uma década. Foram sete discos entre 1974 e 1981, de Musique et Chants du Brésil até Eu Não Sou Dois, e o álbum que trazemos nessa semana no Discos Escondidos é Cadê o Povo?, disco de 1976 que conta com várias belas canções e com as icônicas participações da cantora Joyce Moreno e do percussionista Naná Vasconcelos.

Abordando clássicos ritmos brasileiros sem medo de utilizas alguns timbres de baixo e teclados de uma verve mais moderna, Cadê o Povo? passeia com elegância por uma brasilidade que parece não deixar de transparecer em alguns momentos uma lânguida saudade dos compositores de sua terra natal.

Discos Escondidos #060: Joyce – Passarinho Urbano (1976)

Do álbum, destaco as faixas: SarandaEstrela da ManhãPássaro sem AsaCadê o PovoPor Quê Tanta Explicação?Trovoada Cafuné.

Sem mais delongas, Teca & Ricardo e seu Cadê o Povo?:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!

Utilizamos Cookies.

Os cookies são como ajudantes especiais que aprimoram a experiência em nosso site. Alguns deles são essenciais para garantir o funcionamento perfeito. Ao utilizar nossos serviços, você está concordando com o uso dessas pequenas delícias tecnológicas.

Aceitar