Exclusivo: Barbosa Trio
Trívia do escritor: O que dá do encontro de um paranaense, um cearense e um polonês?!
Não, não é pegadinha…
Já sabe?! Adivinhou?!
Acertou quem disse Barbosa Trio.
Isso mesmo, Barbosa Trio. Este belo tripé composto por Wagner Barbosa (o paranaense), Rafael Mota Rodrigues (o cearense) e Kuba Palys (que pelo nome você já adivinhou que é o polonês), que juntos lançaram o Alegria | Szczęście – junção de alegria + felicidade. Sentimentos que permeiam as nove faixas do álbum.
O disco, que foi pensado por Wagner depois de uma turnê pela Polônia com Rafael e Kuba, fez o Brasil ficar mais próximo da Europa, e o nordeste se unir a Polônia. O repertório, que nos faz viajar a cada música que passa, traz músicas de Wagner e releituras de Água de Beber (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), Vento Bravo (Edu Lobo e Paulo César Pinheiro) e Black Bird (John Lennon e Paul McCartney), esta interpretada pelo pianista Kuba Palys. A cada play, uma surpresa diferente. Cada faixa, uma nova sensação. São experimentações como esta que faz da nossa produção tão rica.
Claramente influenciados pelo Nordeste com uma pitada polonesa, o Barbosa Trio resgata aqui que há muito estava perdido: um disco plural, que não se perde nas próprias canções e nem no próprio arranjo. Mesclar canções do conhecimento de todos com a própria composição, na minha visão, foi providencial. Dá ao ouvinte a vontade de chegar à próxima música para saber se a conhece ou não. Desperta a curiosidade da próxima canção. Como será que ela será? Esta era minha dúvida quando uma faixa chegava ou fim, e a outra começava. A música precisa se reinventar, e o Barbosa Trio soube fazer isso.
Esta pegada meio regional, meio internacional, meio musical passa à quem escuta o grupo impressão de que música não tem barreiras. O Barbosa Trio é alegria, é felicidade, é pluralidade, é nacional, é internacional… é música, e como tal precisa ser apreciada.
Se você está esta semana no Rio de Janeiro não perca o show de estreia da Alegria |Szczęście do Barbosa Trio, que acontece dias 11 e 12 de setembro no Teatro Municipal Café Pequeno, na programação da mostra Paulicéia Carioca. Depois, o grupo também fará shows em Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. Depois de viajar comigo pelo Barbosa Trio, tire suas próprias conclusões.
Carlos Nascimento Jr.
Filho de chocadeira. A ovelha negra da família! Perdido há mais de três anos em São Paulo! Jornalista por formação. Fez cinema pra ver no que que dá. Não deu em nada. Trabalha com rural mas é na música que está seu deleite. Não sabe tocar nenhum instrumento, mas finge que é uma beleza.
Recommended Posts
Juntas Festival: Celebrando a Força Feminina com Vanessa da Mata, Liniker e Valesca Popozuda no Parque Villa-Lobos
novembro 29, 2023
WME Awards 2023 | É hora de exercer seu poder de voto!
novembro 23, 2023
Lori | Cuore ApertoLori
novembro 16, 2023