Plateia S/A: Filhos de Platão e Amigos: “Dias de Blumer”

Plateia S/A: Filhos de Platão e Amigos: "Dias de Blumer"

blumer

Nota: 7.o

Artista: Filhos de Platão e Amigos
Disco: Dias de Blumer
Selo: Independente
Ano: 2013

     Um tributo múltiplo

Dias de Blumer é uma homenagem a Mônica Blumer, esposa do cantor e compositor Edu A., e também aos músicos cariocas e nordestinos, companheiros de uma geração que viu nascer o novo com o lançamento do disco “Baque Solto” de Lenine e Lula Queiroga em 1983. Também é uma homenagem aos trinta anos esse disco seminal, contando com a participação do próprio Lenine na faixa Toada do Mar.

Impera no disco um eco do pop rock nacional da década de oitenta e início dos anos 90, evidenciado na mescla entre violões e guitarras, além das letras diretas e sem muita firula. Talvez mais do que qualquer outro, o amor é tema central do trabalho. Não só o amor de Mônica e Edu, mas também à música e aos parceiros e amigos de carreira.

     O encontro como possibilidade

Os pontos altos do disco estão nas músicas onde os ritmos se misturam, como a bem humorada Corno é Isso Mesmo, a romântica Ananda e a cadenciada Os Meninos. A divisão do disco em dois lados não é gratuita. Em “Um lado” estão as composições mais rock n’ roll por assim dizer, e em “O outro lado” se encontram as mais suaves e calmas. Ambos os lados têm em comum o fato de integrarem o milagre do encontro como ato de criação, como acontecimento que gera movimento, um balanço de mar, como certa vez escreve Ericson Pires. O encontro de Edu A. com Mônica Blumer resultou em uma ode à memória, partilhada por muitos e que serve de documento dessa também efervescente época, o que inclui também a reprodução de alguns de seus maneirismos que vão se diluindo somente ao longo da segunda parte do disco.

“Dias de Blumer” foi produzido por Nito Lima, André Barion e Edu A. e conta com fortes nomes da música nacional como Ary Dias, Mingo Araújo, Paulo Muylaert (que participou do disco “Baque Solto”), Kiko Horta, Ivan Santos, Kátia Moraes, Elisa Addor, Mario Costa, Lenine, entre outros.

O disco pode ser adquirido através do e-mail bandafilhosdeplatao@gmail.com

Ouça a faixa “Corno é Isso Mesmo”

 

 

 

Share Button

Escritor, jornalista e editor. Responsável pela curadoria de conteúdo do Jardim Elétrico.

Recommended Posts