Benjamin Clementine: a voz que veio das ruas
Ele já foi morador de rua e hoje é o mais recente premiado com o Mercury, um dos maiores prêmios da música no Reino Unido (o qual dedicou às vítimas dos atentados na França). Depois de viver tempos nada fáceis nas ruas e metrôs de Paris, Benjamin Clementine, um jovem rapaz inglês de origem humilde, desponta como um dos nomes mais interessantes da música britânica.
Arrojado ao piano (difícil acreditar que é autodidata) e com uma voz de muita personalidade, Benjamin tem conseguido um enorme espaço, sendo elogiado até mesmo por Paul McCartney, com quem dividiu o palco do programa do apresentador Jools Holland.
Suas performances são sempre repletas de muita emoção e de muita intensidade, suas músicas são como declamações poéticas que cativam pelo teor existencial. Música séria, feita por quem sabe como é ter apenas a música como companheira e redentora. Dono de uma personalidade introspectiva, a música que esse jovem de apenas 26 anos faz chama a atenção pela honestidade e maturidade.
Benjamin Clementine é o tipo de artista mais urgente dessa geração, pois suas músicas são mais que necessárias. Se ele pode ser considerado uma Nina Simone de calças? Isso pouco ou nada importa. Sua singularidade fala mais alto.
Recommended Posts
O Pop Afrotranscendente do Ibeyi
dezembro 01, 2015
Cães que Ladram e Mordem
dezembro 22, 2014
Som e Fúria: Um Santo, Alguns Ossos Quebrados e Muita Música Boa
novembro 07, 2014