Resenha: Ciro Bertolucci

Resenha: Ciro Bertolucci

Divulgação 3

“Encanto Ao Mar” é o titulo de um dos mais lindos trabalhos que ouvi até hoje,  é trabalhado na carga emocional de Ciro Bertolucci.

Mesmo que o compositor não tivesse trazido para sua vida o marinheiro que habita seu cerne,  o álbum ainda soaria como as ondas do mar, que puxam a gente pra dentro e arrastam pra fora na medida do que lhe cabe.

O disco, que toma forma com sete canções muito pessoais e líricas, é arrebatador. Suas influências não poderiam ser menos que ele, Ciro é tão grande quanto, ele me disse que mirou em Caetano, Mautner e alguns poetas. Acho que passa longe disso, no sentido de que se evidencia do principio ao fim: é mar, é Ciro.

Um disco cru, com voz, violão, guitarra e bateria, norteado pela despretensão do compositor. O processo todo se deu muito rápido, segundo ele entre agosto e outubro de 2012 todas as composições nasceram, exceto “A Noite” a qual já havia sido composta e, rearranjada, passou a integrar o trabalho.

A presença de uma musa é perceptível até mesmo aos menos sensíveis ao romance. A atmosfera criada por “Encanto Ao Mar” reforça uma sensação de continuidade, de conceito, escassa a meu ver, no que nós chamamos de cena atual.  O que permite que o álbum seja ainda mais único.

O arranjo contou com a participação enquanto músico de Danilo Carandina (guitarra), Fernando Siviero (bateria e backing vocal), esses que foram além com Ciro (voz, violão e guitarra na faixa Marvado) e Enzo Petrucci, participando da escolha dos arranjos do trabalho que foi gravado, produzido e mixado no Studio Grama.

O projeto não terá versão física por opção, já que a comercialização dos disco ainda não é ideia amadurecida na mente inquieta de Ciro. Mas para que o trabalho chegasse em forma visual ao público, foi criado um tumblr-encarte, no qual a identidade visual do disco se revela num trabalho bárbaro.

Segue abaixo o link do projeto: www.encantoaomar.tumblr.com.

Fica registrada a minha gratidão enquanto ser humano, por conhecer Ciro e por ter presenciado o nascimento, e agora a vida de “Encanto Ao Mar”.

Share Button

Apaixonada por música. Não lhe dê asas, seus sonhos não têm limites!

Recommended Posts