Daniela Procopio: “Gueixa Tropical”Plateia S/A:

Daniela Procopio: "Gueixa Tropical"Plateia S/A:

Daniela Procopio

Nota: 7.8

Artista: Daniela Procópio
Disco: Gueixa Tropical
Selo: Independente
Ano: 2013

“Gueixa Tropical”, O segundo disco da cantora Daniela Procópio, une o Ocidente à cultura nipônica com muita elegância e sem exageros.

    Disco aposta no formato conceitual de forma inteligente

O disco conta a história de amor e aprendizado de uma jovem brasileira de origem indígena que vai em busca do seu grande amor e acaba se encantando com a cultura oriental. Impossível não lembrar ao menos um pouco de “Gueixa”, primeiro livro da escritora e antropóloga americana Liza Dalby, onde a mesma nos apresenta com estilo aprazível e envolvente as responsabilidades, símbolos e ritos do mundo das gueixas – um universo marcado por sutilezas e valores muito particulares.

Daniela Procópio tece sua narrativa sonora medindo muito bem o quanto de cada elemento deve acrescentar em cada canção, passeando por muitos estilos (jazz, bossa, bolero. reggae), o que torna a audição do álbum algo prazeroso e não cansativo. No disco há músicas em parceria com Carlinhos Brown, Armandinho Macedo, Vitor Santana, João Donato (compôs a música Adeus e toca piano na mesma), entre outros, e traz duas músicas inéditas de Moraes Moreira (que também toca violão nas duas faixas).

“Gueixa Tropical” é também um trabalho muito bem pensado e executado, seja nas linhas melódicas ou nas harmonias e arranjos de músicas como Gueixa do Xingu, Outro Mar, Outro Amor e Keiko, que praticam uma hibridização de ótimo gosto entre Brasil e Japão.

    Trabalho de arte e design de encher os olhos

Acompanha o disco um livreto e um envelope ricamente ilustrados; além de um encarte muito bonito e detalhado. A cantora é também designer reconhecida e já trabalhou com Bia Lessa. É interessante notar como o trabalho gráfico de “Gueixa Tropical” reforça a proposta do trabalho ao retratar de maneira bastante clara a junção entre dois mundos tão distintos, servindo como aperitivo para abrir o paladar.

A produção de Eugenio Dale é sóbria e adequada, atingindo um resultado interessante e de muito boa qualidade.

Gueixa Tropical no Itunes
Livro Gráfico
 
 
 
 
 
 
 
Share Button

Escritor, jornalista e editor. Responsável pela curadoria de conteúdo do Jardim Elétrico.