#Descubra o projeto Humanos e toda a natureza que existe nele

#Descubra o projeto Humanos e toda a natureza que existe nele

Tradição revisitada humana nordestina brasileira. Aqui a música é testemunho e salvação.

Gonzaga é movimento musical brasileiro – a dor que faz a música sertaneja/folclórica pelos movimentos políticos do êxodo rural não é a mesma que fez a luta para movimentar a motivação de sair da própria terra. Forrap, será isso Humanos? Novo projeto do contrabaixista Adan Oliveira, que na verdade é zabumbeiro e compositor. Esse é um dos trabalhos deste músico da Paraíba. Acho eu, representante fiel, fazendo uma releitura contemporânea e miscigenada dessas correntes.

Sangue de poesia e cultura da tradição, “Princípio” é um disco de palavra e descrição da vida cotidiana e real da vida de personagens do Nordeste. É digno absorver o que ao redor tem de melhor condição de representar o que se acredita. Se as fases da vida fazem nossos gostos, passamos por vários. Quem nunca? Adan é de múltiplas (globalizadas? Antagônicas?). Fela Kuti, Gonzaga, do clássico forró ao rock metal enquanto gostos, quando processa no seu funil da criação, a composição é lírica, melódica e música brasileira rica. Como as imensas pepitas de ouro do amplo território nacional, Humanos está lapidado.

Sergio Vaz e Sabotage como referências citadas nas letras mostram mesmo o cotidiano, o que passa o povo, “macaco da selva de pedra” (“Coco Malandreado”, que conta com participação do maravilhoso e Jota Pê – que, aliás, é par amoroso de outra participação, a Yasmin Olí (A Cada Sol). Casal porreta de bom e eu sou suspeito para dizer, porque escrevo aqui e eles também estão no meu disco! Assumo o meu direcionamento editorial hahaha).

Para finalizar, a faixa bônus “Palavras de um cão qualquer” é feita para os animais de rua abandonados! Sim, é música ativista e o artista promete reverter toda a verba da canção para a causa animal! Aí, se não tinha conquistado, ganhou geral.

Share Button

Adon, paulistano, músico, psicólogo, educador e colador de tirinhas de jornal, discute temas como o comportamento contemporâneo, com algumas ideias utópicas e outras distópicas. Acredita ser quente mesmo usar o computador como uma espécie de exocórtex e no futuro a decoreba será extinta, já que teremos todas as informações à mão, ou no olho, como quiser. E isso sim é revolução, evolução, enfim..."

Recommended Posts