Discos Escondidos #009: Zeca Baleiro – Por onde andará Stephen Fry? (1997)

Discos Escondidos #009: Zeca Baleiro - Por onde andará Stephen Fry? (1997)

O cantor maranhense Zeca Baleiro dedicou os últimos 20 anos a se transformar em um dos grandes nomes do nosso cancioneiro popular. No seu terceiro álbum, Líricas, Zeca nos presenteou com as baladas Comigo, a versão incrível de Proibida pra mimBabylon Quase nada. Em Pet Shop Mundo Cão conhecemos Telegrama. N’O Coração do Homem-Bomba encontramos Você é máVocê não liga pra mimO disco do ano nos deu Calma aí, coração O amor viajou. 

Mããããs… Seu disco de estreia pode até passar batido pra alguns (mas não pra nós aqui do Jardim). Por onde andará Stephen Fry? apresentou a estética oswaldiana do compositor que fez até um tecno-xaxado dedicado a Steven Spielberg e Genival Lacerda (que por sinal responde prontamente ao chamado na faixa O Parque do Juraci).

Dos flertes com o rock pesado ao samba e das baladas até o tecno-xaxado, o álbum de estreia de Baleiro diz muito sobre o caminho que ele seguiria (e segue). Desse álbum (que eu considero um dos melhores debutes da música brasileira) destaco: Heavy Metal do SenhorMamãe Oxum, Salão de Beleza, O Parque do Juraci Skap (uma das minhas favoritas de toda a MPB).

Sem mais delongas, Zeca Baleiro e Por onde andará Stephen Fry?:

 

P.s.: Vale lembrar que Stephen Fry é o grande ator inglês que participou de “V de Vingança”, “O Hobbit”, “Sherlock Holmes”, “Wilde – O primeiro homem moderno” e que dublou toda a série de audio-books de Harry Potter.

stephen-fry-1

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!