Discos Escondidos #056: Ratos de Porão – Crucificados pelo Sistema (1984)
by Vítor Guima
Influenciado pelo punk rock que surgiu alguns anos antes com Sex Pistols e Ramones, além da cena punk que começava a se formar em São Paulo no início dos anos 80, João Carlos Molina Esteves (conhecido como Jão) forma o grupo Ratos de Porão em 1981 ao lado de Betinho na bateria e Jabá no baixo.
No ano seguinte, a banda participa do festival O Começo do Fim do Mundo, um marco do movimento punk brasileiro que ocorreu no SESC Pompeia e que também teve bandas como Cólera, Inocentes e Olho Seco em seu lineup. Em 1983 gravam seu primeiro registro e quando o baterista Betinho sai da banda, Jão passa para a bateria e o Ratos de Porão recebe um novo vocalista: João Gordo. Logo em seguida é lançado o álbum Crucificados pelo Sistema, o primeiro álbum individual de uma banda de punk rock lançado na América Latina.
O LP que saiu pela Punk Rock Discos foi distribuído nos Estados Unidos e na Europa e é considerado o maior disco de punk da história da música brasileira. Na formação com João Gordo nos vocais, Jão na bateria, Jabá no baixo e Mingau na guitarra, Crucificados pelo Sistema apresenta 16 faixas em seus pouco mais de 17 minutos de duração.
Com letras de protesto e sonoridade agressiva, o álbum é um marco na música brasileira por ter se tornado um ícone do movimento punk no país, mesmo que muitos acusem a banda de ter “traído o movimento” se aproximando do hardcore e, posteriormente na sua carreira, do heavy metal.
Do álbum, destaco as faixas: Morrer, Caos, Agressão-Repressão, F.M.I., Periferia e Crucificados pelo Sistema.
Sem mais delongas, Ratos de Porão e seu Crucificados pelo Sistema:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019