Discos Escondidos #062: Arthur Verocai – Arthur Verocai (1972)

Discos Escondidos #062: Arthur Verocai - Arthur Verocai (1972)

Arthur Cortês Verocai é um maestro, pianista, violonista, compositor e arranjador brasileiro nascido em 17 de junho de 1945 na cidade do Rio de Janeiro. Tendo começado na música durante a adolescência, pegando emprestado os cadernos de música da sua irmã, Verocai logo se tornou íntimo dos violões e se inteirou do universo bossanovístico do final da década de 50 e início dos anos 60.

Não demorou muito e Verocai se tornou arranjador. Tendo trabalhado com os Golden Boys, Ivan Lins, Elizeth Cardoso, Gal Costa, Gonzaguinha e no clássico álbum Negro é Lindo, de Jorge Ben, além de muitos outros trabalhos, Arthur Verocai se tornou um conceituado e requisitado arranjador na música brasileira.

Discos Escondidos #061: Manduka – Manduka (a.k.a. “Brasil 1500”) (1972)

No ano de 1972 lança seu álbum de estreia, intitulado Arthur Verocai. Nesse disco, sintoniza influências eruditas de Ravel e Villa-Lobos com a bossa nova e o jazz. Apesar de seu primeiro trabalho não ter sido compreendido e, portanto, não se tornando um grande sucesso na época, o tempo se encarregou de torná-lo um clássico. Um dos grandes motivos da popularização do álbum de Verocai mais recentemente foi a utilização de suas faixas em músicas de rappers estadunidenses. Artistas como Ludacris e Little Brother usaram canções de Verocai sampleadas em suas faixas, o que ajudou e muito na redescoberta do icônico debute do compositor.

Talvez o grande segredo do álbum de 1972 – além de estar extraordinariamente a frente de seu tempo – seja nos entregar algumas melodias bossanovísticas, que conseguimos identificar com facilidade, enquanto nos deixa assimilar a soma das complexas linhas vocais, as belas orquestrações e as pitadas jazzísticas que esse clássico contém.

100 Discos & 100 Cervejas: Erasmo Carlos – Carlos, Erasmo (1971)

Do álbum, destaco as faixas: Pelas SombrasSylviaPresente GregoDedicada a Ela, Na Boca do SolQue Mapa? Karina (Domingo no Grajaú).

Sem mais delongas, Arthur Verocai e seu álbum de estreia:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!

Utilizamos Cookies.

Os cookies são como ajudantes especiais que aprimoram a experiência em nosso site. Alguns deles são essenciais para garantir o funcionamento perfeito. Ao utilizar nossos serviços, você está concordando com o uso dessas pequenas delícias tecnológicas.

Aceitar