Discos Escondidos #065: Cátia de França – 20 Palavras ao Redor do Sol (1979)
by Vítor Guima
Catarina Maria de França Carneiro, mais conhecida como Cátia de França, é uma cantora e compositora brasileira nascida em 13 de fevereiro de 1947 na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.
Tendo começado cedo na música com instrumentos como violão, piano e sanfona, Cátia se tornou professora de música e depois de algum tempo o caminho natural foi começar a compor. Durante a década de 1960, a cantora participou de festivais de MPB e fez uma turnê pela Europa com um conjunto do qual fazia parte. Em seguida, já de volta ao Rio de Janeiro, contatou músicos nordestinos como Sivuca, Amelinha e Zé Ramalho.
Discos Escondidos #060: Joyce – Passarinho Urbano (1976)
Foi justamente na época em que era sanfoneira da banda de Zé Ramalho que surgiu a oportunidade de Cátia lançar seu primeiro álbum, 20 Palavras ao Redor do Sol, lançado no ano de 1979 e produzido pelo próprio Zé Ramalho. Como mesmo disse a cantora para a TRIP: “Não componho porque estou apaixonada ou porque é lua cheia, eu engravido dos livros que leio e tudo vira música.” E é exatamente assim em seu álbum de estreia, no qual as músicas são compostas baseadas em poemas de João Cabral de Melo Neto.
Durante décadas, 20 Palavras ao Redor do Sol não obteve o reconhecimento que merecia até ser redescoberto pela nova geração da música brasileira. Não é necessário ouvir mais de duas faixas do álbum pra perceber que estamos diante de uma obra-prima. E o resultado é que em seguida ficamos no play & replay & play again nessa fascinante estreia de Cátia de França que mistura misticismo, folclore e literatura com inúmeros traços da suntuosa música nordestina.
100 Discos & 100 Cervejas: Tetê Espíndola e o Lírio Selvagem (1979)
Do álbum, destaco as faixas: O Bonde, Quem Vai Quem Vem, 20 Palavras ao Redor do Sol, Djaniras, Kukukaya – Jogo da Asa da Bruxa, Itabaiana, Porto de Cabedelo, Ensacado, Coito das Araras, Os Galos, Sustenta a Pisada e Eu Vou Pegar o Metrô. (Reparou que recomendei o disco inteiro?)
Sem mais delongas, Cátia de França e, sem exagero, uma das melhores estreias da música brasileira que é 20 Palavras ao Redor do Sol:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019