Discos Escondidos #081: Paulo Vanzolini – Por Ele Mesmo (1981)
by Vítor Guima
Paulo Emílio Vanzolini foi um compositor e zoólogo brasileiro nascido na cidade de São Paulo em 25 de abril de 1924 e que faleceu nesse mesmo município no dia 28 de abril de 2013.
Na cidade de São Paulo, entrou para a Faculdade de Medicina nos anos 40 e foi por lá que começou a compor seus sambas, frequentando rodas de estudantes. Em meados dessa mesma década, começa a trabalhar na Rádio América e é obrigado a interromper por um breve período seus estudos ao ser convocado para o Exército.
Discos Escondidos #072: Candeia – Axé! Gente Amiga do Samba
Retomando seus estudos, começa a dar aulas no Colégio Bandeirantes e também a trabalhar no Museu de Zoologia da USP. Ao se formar, no ano de 1947, casa-se com Ilse e viaja para os Estados Unidos, obtendo pela Universidade de Harvard o doutorado em Zoologia.
No ano de 1951, lança o livro Lira, contendo seus versos, e compõe o samba Ronda, uma de suas canções mais icônicas. Dois anos depois começa a trabalhar na TV Record, onde produz os programas da cantora Araci de Almeida.
Discos Escondidos #035: Paulinho da Viola – Foi um Rio que Passou em Minha Vida (1970)
Além de se tornar diretor do Museu de Zoologia, nos anos seguintes Paulo Vanzolini tem suas canções gravadas por vários artistas, entre eles Bola Sete, Noite Ilustrada, Paraná, Cristina e Chico Buarque. No ano de 1981, lança o único disco em que interpreta suas próprias canções, e é esse álbum que trazemos nessa semana no Discos Escondidos.
A sensibilidade com que Vanzolini compõe suas letras é realmente trovadoresca. Nesse álbum é possível encontrar tantos contos repletos de personagens identificáveis na história hoje, ontem e sempre, seja na ficção ou na realidade. Por Ele Mesmo é um álbum que definitivamente deve ser ouvido pelos fãs do samba e da música brasileira.
Discos Escondidos #033: João Nogueira – Clube do Samba (1979)
Do álbum, destaco as faixas: Bandeira de Guerra, Raiz, Samba Erudito, Amor de Trapo e Farrapo, Falta de Mim, Cravo Branco e Samba Abstrato.
Sem mais delongas, Paulo Vanzolini, Por Ele Mesmo:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019