Discos Escondidos #082: Arnaldo Baptista – Singin’ Alone (1982)
by Vítor Guima
Arnaldo Dias Baptista é um cantor e compositor brasileiro nascido na cidade de São Paulo em 6 de julho de 1948.
Um dos maiores pianistas da história da música brasileira, depois de Arnaldo Baptista se tornar um ícone ao participar da banda Os Mutantes e de começar sua carreira solo com a obra-prima Lóki?, um álbum essencial do rock brazuca, o compositor continuou sua carreira com o intimista Singin’ Alone, lançado em 1982.
Discos Escondidos #026: Arrigo Barnabé – Façanhas (1992)
Enquanto sua estreia solo passeava entre o satírico-intimista e um melancólico roquenrou, Singin’ Alone parece não ter medo de mergulhar em uma atmosfera ainda mais taciturna, mas de maneira nenhuma menos bela.
“Quando fiz este LP, o Singin’ Alone, pensei: o que está faltando na minha carreira? Algo que fosse capaz de abranger tudo que alcanço no universo. Então, optei por um tipo de linguagem, de espectros, de pensamentos, de entidades… E todos os lugares onde eu ia, tentava colocar em poesia. Ou seja, a personalidade aparece nesta vida diária, em parte das letras, trechos da minha vida naquela época”, afirma o compositor.
100 Discos & 100 Cervejas: Arnaldo Baptista – Lóki? (1974)
Nesse disco, Baptista tocou todos os instrumentos e colocou elementos como pandeiros, gaitas e até caixinha de música. Ele também diz que buscou influências que conseguissem abranger a mente de todos, misturando Yes com música caipira.
Singin’ Alone, com suas belas canções, o virtuosismo característico de Arnaldo Baptista e sua atmosfera intimista é, sem dúvida, um grande álbum da música brasileira e mais um grande disco da carreira de Baptista que definitivamente merece ser ouvido.
Discos Escondidos #070: Nei Lisboa – Pra Viajar no Cosmos Não Precisa Gasolina (1983)
Do álbum, destaco as faixas: I Fell In Love One Day, O Sol, Bomba H Sobre São Paulo, Hoje de Manhã Eu Acordei, Jesus Come Back to Earth, Ciborg, Coming Through the Waves of Science, Young Blood, Train e Balada do Louco.
Sem mais delongas, Arnaldo Baptista Singin’ Alone:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019