Discos Escondidos #090: Mercenárias – Trashland (1988)
by Vítor Guima
Mercenárias é um grupo brasileiro de rock que surgiu na cidade de São Paulo na primeira metade da década de 1980.
Formada à princípio por Sandra Coutinho no baixo, Rosália no vocal, Ana Machado na guitarra e Edgard Scandurra na bateria – que logo seria substituído pela baterista Lou, a banda é um ícone do punk/pós-punk brasileiro e definitivamente uma das bandas mais interessantes surgidas na década de 80 no Brasil.
Fellini – O Adeus de Fellini (1985) | Discos Escondidos #085
Depois de lançar em 1983 a icônica Demo 1983, que com seus pouco mais de nove minutos e oito faixas já mostrava muito bem a que veio a banda, o grupo, já com Lou na bateria, lança pela Baratos Afins em 1986 o álbum Cadê as Armas?, que foi bem recebido pela cena da época.
Pela aclamação conquistada por seu LP de estreia, Mercenárias assina com a EMI para lançar seu segundo álbum, Trashland, que mesmo tendo sido um sucesso de crítica e de público, acabou não sendo divulgado propriamente. Após esse álbum, a banda foi dispensada pela gravadora por meio de um telegrama, tendo terminado pouco tempo depois, só retornando suas atividades em 2005.
Ira! – Psicoacústica (1988) | Discos Escondidos #088
Em Trashland, álbum que trazemos no Discos Escondidos dessa semana, é interessante notar um pequeno distanciamento da banda do punk tradicional – que mesmo unido ao pós-punk era mais presente nos trabalhos anteriores – e certos flertes que incorporam o rock gótico, sempre aliado às críticas político-sociais em suas letras e a verve roqueira costumeira do conjunto. Trashland é mais um grande disco das Mercenárias, e certamente uma obra que coloca essa banda entre as maiores da década de 80 no Brasil.
Do álbum, destaco as faixas: Há Dez Anos Passados, Somos Milhões, Ação na Cidade, Matinê, Cadê as Armas?, Provérbios do Inferno (sim, é uma parceria com William Blake), Kyrie e Trashland.
Sem mais delongas, as Mercenárias e seu icônico Trashland:
Recommended Posts
Discos Escondidos #119: Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli & Toninho Horta – Beto Guedes, Danilo Caymmi, Novelli, Toninho Horta (1973)
julho 15, 2019
Discos Escondidos #118: Leo Jaime – Vida Difícil (1986)
julho 01, 2019
Discos Escondidos #117: Sonia Santos – Sonia Santos (1975)
junho 24, 2019