Discos Escondidos #092: Dila – Dila (1971)

Discos Escondidos #092: Dila - Dila (1971)

Dila foi uma cantora brasileira que no início da década de 1970 lançou seu primeiro e único álbum, se tornando uma grande promessa da nossa MPB. Infelizmente, a cantora faleceu em um acidente de automóvel algum tempo depois do lançamento de seu disco de estreia. Mesmo sendo esse o único lançamento da cantora, Dila, de 1971, é um álbum verdadeiramente magnífico, e é ele que trazemos nessa semana aqui no Discos Escondidos.

Apesar de ser bastante difícil encontrar maiores informações sobre a cantora, seu álbum fala por si. Com uma voz potente e um grande instrumental, Dila é um álbum que definitivamente merece ser ouvido. Produzido por Durval Ferreira e contando com arranjo d’Os Grilos, o álbum de 1971 é uma obra de samba como poucas.

Discos Escondidos #060: Joyce – Passarinho Urbano (1976)

Deixo aqui um trecho do texto escrito por Arnaldo Medeiros na contracapa do vinil falando sobre Dila: “(…) Dila, aquela que não vacila no som. Uma sambista de primeira, com grande domínio rítmico e vocal. Assisti às gravações e senti a força contagiante com que envolve as suas interpretações, deixando impressa a sua personalidade em tudo o que canta. Conheci a pessoa, a figura humana simples, simpática e comunicativa que ela é. E sei que desde Leni Andrade estávamos esperando por alguém assim.
E ela está aí agora, todinha pra você ouvir, prontinha pra deixar sua cuca cheia de “Grilos”, pois são todos eles, “Os Grilos” que estão ouriçando esta bolacha: a guitarra sensacional de Durval Ferreira, o piano espetacular de Sidney, o embalo de Romildo no contra-baixo, e a pauleira comendo solta lá atrás, com o Fernando na bateria e o Horácio no ritmo.
Podes crer, bicho, tá tudo aí… e essa moça vai dar o que falar.”

Discos Escondidos #065: Cátia de França – 20 Palavras ao Redor do Sol (1979)

Mais uma vez, destacar uma ou outra faixa não faria sentido em um álbum tão fino quanto a estreia de Dila, portanto, recomendo a audição completa desse discaço de novo e de novo.

Portanto, sem mais delongas, Dila:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!