Discos Escondidos #094: Teca & Ricardo – Cadê o Povo? (1976)

Discos Escondidos #094: Teca & Ricardo - Cadê o Povo? (1976)

Teca Calazans e Ricardo Villas Boas são cantores e compositores brasileiros que ao longo da década de 1970 desenvolveram uma prolífica carreira musical enquanto residiam na França.

Criada no Recife e nascida em Vitória, na década de 1960 Teca participou de um grupo teatral com Geraldo Azevedo e Naná Vasconcelos, gravou um compacto simples com a canção Aquela Rosa, composta por Azevedo, e depois se mudou para o Rio de Janeiro onde trabalhou como atriz. Em seguida viajou para França, onde ficou por dez anos e onde desenvolveu essa parceria com Ricardo Villas Boas que trazemos na coluna dessa semana.

Por sua vez, Ricardo Sá, nome artístico que usava Ricardo Villas Boas usava na época, integrou o grupo Momentoquatro ao lado de Zé Rodrix, Maurício Maestro e David Tygel. Em seguida, Zé Rodrix viria a formar o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, enquanto Maestro e Tygel criariam o conjunto Boca Livre. Militante político contra a ditadura militar e estudante de Psicologia, Ricardo foi preso em 1969 ao distribuir panfletos contra o governo no centro da cidade do Rio de Janeiro. O compositor foi um dos presos que foram trocados por Charles Burke Elbrick, embaixador estadunidense sequestrado no ano de 1969. Banido do Brasil, Villas Boas viajou para o México e depois se exilou na França.

Discos Escondidos #073: Sá, Rodrix & Guarabyra – Terra (1973)

Foi no ano de 1970 que Teca & Ricardo se conheceram e aí surgiu uma parceria musical que duraria mais de uma década. Foram sete discos entre 1974 e 1981, de Musique et Chants du Brésil até Eu Não Sou Dois, e o álbum que trazemos nessa semana no Discos Escondidos é Cadê o Povo?, disco de 1976 que conta com várias belas canções e com as icônicas participações da cantora Joyce Moreno e do percussionista Naná Vasconcelos.

Abordando clássicos ritmos brasileiros sem medo de utilizas alguns timbres de baixo e teclados de uma verve mais moderna, Cadê o Povo? passeia com elegância por uma brasilidade que parece não deixar de transparecer em alguns momentos uma lânguida saudade dos compositores de sua terra natal.

Discos Escondidos #060: Joyce – Passarinho Urbano (1976)

Do álbum, destaco as faixas: SarandaEstrela da ManhãPássaro sem AsaCadê o PovoPor Quê Tanta Explicação?Trovoada Cafuné.

Sem mais delongas, Teca & Ricardo e seu Cadê o Povo?:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!