Discos Escondidos #095: Chico César – Aos Vivos (1995)

Discos Escondidos #095: Chico César - Aos Vivos (1995)

Francisco César Gonçalves, mais conhecido como Chico César, é um cantor e compositor brasileiro nascido em 26 de janeiro de 1964 na cidade Catolé da Rocha, no interior do estado da Paraíba.

Formando-se em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba após se mudar para a cidade de João Pessoa, o músico fazia poesia vanguardista com o grupo Jaguaribe Carne na época da faculdade. Essa influência da poesia é algo que fica evidente em suas canções, onde vemos que Chico César é capaz de criar uma lírica extremamente particular ao identificar e conceber instigantes relações entre palavras, signos, locais e tantos outros elementos.

Discos Escondidos #017: Jards Macalé – Jards Macalé (1972)

Em meados da década de 1980, Chico César se mudou para a cidade de São Paulo. Exercendo o ofício de jornalista, o cantor continuou trabalhando em suas composições até que em 1991 fez uma turnê na Alemanha e decidiu dedicar-se exclusivamente à música.

Seu primeiro lançamento veio em 1995 com Aos Vivos, não só um dos melhores discos de estreia da música brasileira, mas também um dos maiores discos ao vivo que nossa música já viu. Isso sem contar esse título, as várias icônicas canções que ele contem e por aí vai…

Discos Escondidos #031: Itamar Assumpção – Sampa Midnight (1986)

Com participação de Lenine e do guitarrista Lanny Gordin, o disco gravado ao vivo com violão e voz apresenta a poesia que estaria presente em toda a carreira de Chico César (é só prestar atenção na letra da faixa de abertura do álbum, Beradêro), além da impressionante voz do cantor.

Do álbum, destaco as faixas: BeradêroMama ÁfricaÀ Primeira VistaAlma Não Tem CorDúvida Cruel (uma parceria de César com Itamar Assumpção), Saharienne, BenzirClandestinoTemploDançaNato.

Sem mais delongas, Chico César:

Share Button

Cineasta, escritor e compositor. Estudante de Filosofia e Artes Visuais. Vive procurando novos discos pra ouvir e é fanático pela música dos anos 60 e 70. Escreve sobre Discos Escondidos às vezes nem tão escondidos assim. Seu álbum "O Estrangeiro" foi lançado em julho de 2019. Confira nas plataformas digitais!